Queimados inicia padronização do comércio informal na cidade
Publicado em:
Quem passa pela região central de Queimados já se depara com um local mais arrumado, organizado e atraente. É que a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, deu início à ação de padronização do comércio informal com a entrega de 25 barracas padronizadas. A ação contemplou na primeira etapa os vendedores ambulantes que atuam na Praça Nossa Senhora da Conceição, Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira e Rua Maria José Coelho, no Centro. O objetivo é alcançar ao todo 63 barracas e 62 boxes espalhados pela cidade.
Os comerciantes informais que atuam nas Avenidas Doutor Pedro Jorge e Irmãos Guinle, além da Rua Eloi Teixeira, serão os próximos contemplados com o serviço. As barracas medem 1,5m² metros quadrados, cobertos e envoltos por lona nas cores oficiais do governo municipal. O governo municipal também está concluindo a padronização das barracas da feira livre, que acontece todos os domingos, na Avenida Tinguá, também no Centro.
De acordo com o prefeito Carlos Vilela, além de organizar o trabalho dos comerciantes informais, o objetivo é também melhorar a acessibilidade. “Nós queremos que eles trabalhem de forma organizada. A ação é positiva não apenas para os moradores da cidade, mas para o próprio ambulante, que ganha um novo padrão de qualidade para exercer o seu trabalho", destacou.
O Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública, Elias José, avalia como positivo o balanço até agora do ordenamento realizado para melhorar o trabalho dos ambulantes. “É importante que esteja tudo organizado e com um bom visual. Com isso, os produtos podem ser vistos pelo comprador e, consequentemente, poderá haver um impulso nas vendas. É bom tanto para eles, em questão de atrair clientes, quanto para a cidade, que terá um visual de limpeza e organização”, acredita.
Comerciante informal há mais de 35 anos, seu Antônio Carlos Ferreira, 75, vende de tudo um pouco em sua barraca, localizada na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, desde a coador e alhos até pregadores, cola, isqueiros, entre outros produtos. Para ele, já estava mais que na hora de trocar as barracas antigas, que além de velhas, algumas estavam até enferrujadas. “Mudei de barraca um pouco antes do Natal e como sempre estive aqui em frente ao mercado, foi ótimo, chamou atenção de quem passava, demonstra limpeza”, conclui o vendedor.