Mesquita intensifica vacinação contra febre amarela na Chatuba
Publicado em:
A Prefeitura de Mesquita intensificou a vacinação contra a febre amarela. O alerta surgiu depois que a Fiocruz emitiu laudo positivo sobre a morte de um macaco causada pelo vírus na reserva de Tinguá, em Nova Iguaçu. Para atender a demanda, a Chatuba, bairro mais populoso do município e que fica próximo a Área de Proteção Ambiental, a Secretaria de Saúde de Mesquita abriu mais um polo de vacinação. A partir da próxima terça-feira, dia 23 de janeiro, as doses estarão disponíveis na Estratégia Saúde da Família (ESF) Walter Borges, das 8h às 17h.
Nos outros dias, a população de Mesquita também pode se vacinar às segundas-feiras nas UBS França Leite e Vila Norma, das 8h às 17h, e no CMS Paraná, das 13h às 17h. Às terças, nas UBS Nossa Senhora das Graças e BNH, das 8h às 17h. A vacinação às quartas é oferecida nas UBS Jorge Campos e Parque Ludolf, das 8h às 17h. Quinta-feira, a população pode procurar as UBS de Edson Passos e Banco de Areia, das 8h às 17h. Sexta-feira, a vacina está disponível no PSF Jacutinga, das 8h às 17h, e no CMS Paraná, entre 13h e 17h. É preciso levar um documento de identificação e aqueles que tiverem, também devem apresentar o cartão de vacina.
Não foi registrada nenhuma ocorrência de caso de febre amarela em humanos na cidade. Quatro casos da doença em humanos foram confirmados no estado do Rio e três vítimas morreram. De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde, um dos óbitos aconteceu na Região Serrana, em Teresópolis. Os outros dois casos foram com moradores de Valença, no Sul Fluminense. Os casos foram confirmados nesta segunda-feira, dia 15 de janeiro, pela Fiocruz.
Vale ressaltar que aqueles que já tomaram uma dose da vacina, não precisam se vacinar novamente. O público alvo são as pessoas que nunca se imunizaram contra a doença. As doses estão sendo liberadas através de planilhas e quantidades estipuladas pelo Governo do Estado, de acordo com o cenário de cada cidade. A Secretaria de Saúde de Mesquita está solicitando mais doses para ofertar de acordo com a demanda.
A Secretaria Estadual de Saúde vai promover no dia 27 de janeiro (sábado), o dia D de vacinação contra a febre amarela, em todo o estado. Além dos postos de saúde, a imunização também será oferecida nos quartéis do Corpo de Bombeiros. Será aplicada dose integral no evento.