Carnaval do Sesc RJ reúne ritmos populares, oficinas, bailes e apresentações artísticas em programação gratuita

Publicado em:

Por

O Sesc RJ preparou uma ampla programação para o mês de fevereiro dedicada à diversão de toda a família durante o Carnaval. Entre os dias 1 e 13 de fevereiro, diversas unidades na cidade do Rio de Janeiro e do interior do estado, receberão atividades que incluem de blocos carnavalescos a oficina de Purpurina ecológica, além de muitas outras atrações como atividades com instrumentos musicais alternativos, Baile de Carnaval para idosos, fanfarra, Cortejo com de Bonecos Gigantes, e muitas outras atrações.  

A maratona musical de Carnaval começa no Sesc Nova Iguaçu, no dia 1º de fevereiro, com a Sinfônica Ambulante, uma fanfarra contagiante que passeia sem medo por todos os estilos, desde sambas ao maracatu e salsa. No dia seguinte, a folia chega ao Sesc São João de Meriti, com a apresentação do Trio Rapina, um encontro de músicos interessados no resgate do cancioneiro popular brasileiro, acostumados a se apresentar em intervenções artísticas nas ruas do Rio de Janeiro.

Oficinas e Baile de Carnaval para idosos

Ao longo do mês de fevereiro, várias unidades receberão ações diferentes voltadas para o público de todas as idades. Entre as oficinas, destaque para a de confecção de adereços divertidos para cabelos – como arcos, tiaras, presilhas e elásticos – máscaras e fantasias, com temática do carnaval. Os adereços são feitos de forma artesanal, com materiais reaproveitáveis e os métodos utilizados serão simplificados, possibilitando que pessoas com pouca experiência em técnicas manuais absorvam o conteúdo e produzam peças com desenvoltura.

A purpurina tem ganhado ainda mais importância nos looks de carnaval. Pensando nessa tendência, o Sesc Nova Iguaçu ganha uma Oficina de Purpurina Ecológica. O objetivo é que os foliões criem sua própria purpurina com pigmentos naturais, já que os microplásticos, partículas minúsculas das quais elas são feitas, não podem ser recolhidas e levam centenas de anos para decompor na natureza. Ainda na onda sustentável, a unidade Tijuca terá Cortejo de Bonecos Gigantes construídos com materiais reaproveitáveis. Além da apresentação, o público também irá confeccionar o seu próprio boneco.

Voltado para o público idoso, a tradição das marchinhas de carnaval de rua do Rio de Janeiro ganha espaço em um baile nas unidades de Nova Iguaçu, Ramos e Copacabana, em um show nostálgico que envolve música, história e muita folia. Para aproveitar toda essa diversão em meio às altas temperaturas do verão, as unidades de São João de Meriti, Tijuca, Ramos e Madureira terão apresentações artísticas sobre os cuidados com a saúde na estação, para ninguém perder nenhuma atividade neste carnaval.

Oficinas

Sesc+: Oficinas de Adereços de Carnaval          

São João de Meriti – 13/02 às 10h

Nova Iguaçu – 01, 02, 06, 07 e 08/12 das 13h às 17h

Niterói – 10/02 das 10h às 14h e dia 23/02 das 13h às 17h

Ramos – 01,02, 08 e 09/02 das 14 às 17h30

Três Rios – 01/02 das 13h às 15h e das 15h às 17h

Sesc +: Oficina de Purpurina Ecológica

Classificação: Livre  

Nova Iguaçu – 10 a 13/02 das 13h às 17h

Saúde e Atitude: Apresentação artística sobre os cuidados com a saúde no

verão.

Classificação: Livre    São João de Meriti e Tijuca – 10/02 das 14h às 17h

Ramos e Madureira – 10/02 das 10h às 13h

Sesc+: Cortejo com de Bonecos Gigantes construídos com materiais

reaproveitáveis. Além da apresentação, o público também irá confeccionará o seu próprio boneco

Classificação: Livre  

Tijuca – 10, 11, 12, 13/02 e 18/02 às 13h30

Baile de Carnaval

Sesc+: Baile de Carnaval para Idosos      

Nova Iguaçu – 06/02 das 15h às 17h

Ramos – 09/02 das 15h às 19h

Copacabana – 11/02 das 16h às 17h30

Programação musical de Carnaval

SINFÔNICA AMBULANTE

A Sinfônica Ambulante é um grupo natural de Niterói, com formação baseado em fanfarra popular: O grupo executa conjuntos de obras, sempre com arranjos originais, compreendendo samba, rock, forró, maracatu, salsa e o Jazz.

Sesc Nova Iguaçu – 01 de fevereiro l 14h

Classificação etária: Livre
Gratuito

—–

TRIO RAPINA

Músicos e artistas, entusiastas da arte integrada ao cotidiano, através do trabalho voltado para o resgate do cancioneiro popular brasileiro com suas diversas Formação: Guido Oliveira –percussão; Thales Browne –sax; Yuri Genúncio–banjo.

Sesc São João de Meriti – 02 de fevereiro l 14h

Classificação etária: Livre
Gratuito

—–

CICLO NATURAL

Fruto da pesquisa e prática na construção de instrumentos musicais alternativos, o trabalho do Ciclo Natural é guiado por Ciro Kastrup e Marco Arruda, músicos e pesquisadores.

A mistura de ritmos e melodias tradicionais com improvisação orgânica leva o público ao reencontro com aspectos musicais e sonoros Integração é o princípio de base ecológica por natureza, portanto, a mais forte marca do Ciclo Natural.

Sesc Quitandinha – Oficina de percussão – 03 de fevereiro l 13h às 14h30 / 14h30 às 16h

Classificação etária: Livre
Gratuito

—–

BLOCO SAMBA FREVO

O Bloco Samba Frevo, é um trabalho novo, capitaneado pelos músicos do renomado Projeto Família Braga. O Bloco, dirigido por dois irmãos oriundos de Tocantins e que residem também no Rio de Janeiro, une em seu trabalho referências do cancioneiro e folclore de ambos estados, fundindo a cultura do Norte com a do Sudeste brasileiros, com células rítmicas que abrangem o frevo, o Samba, O samba de terreiro, o Carimbó e o Côco.

Sesc Duque de Caxias -Local: área externa l 03 de fevereiro (sábado) l 15h
Sesc Engenho de Dentro -Local: área externa l 10 de fevereiro (sábado) l 15h
Sesc Madureira -Local: área externa l 11 de fevereiro (domingo) l 15h

Classificação etária: Livre
Gratuito

—–

MEU CHAPÉU VIROU PANDEIRO MEU

O Resgate da Cultura popular do Carnaval do Rio de Janeiro é o principal motivo deste trabalho musical, utilizando instrumentos e ritmos específicos. Repertório que traz marchinhas de Carnaval, Maxixes, Lundus, Gafieiras, samba da raiz e músicas imortais dos grandes mestres como Pixinguinha, Nelson Cavaquinho, Waldir Azevedo, Lamartine Babo, Chico Buarque, Chiquinha Gonzaga entre outros

Sesc Nova Friburgo -Local: área externa l 10 de fevereiro (sábado) l 15h
Sesc Teresópolis -Local: área externa l 11 de fevereiro (domingo) l 15hSesc Nogueira -Local: área externa l 12 de fevereiro (segunda-feira) l 15hSesc Quitandinha -Local: área externa l 13 de fevereiro (terça-feira) l 15h

Classificação etária: Livre
Gratuito

—-

BLOCO BLACK SHOW

Há10 anos, conta com um repertório repleto de tradicionais marchinhas de carnaval e sambas-enredo, sendo referência de banda de arrastão no carnaval da região. O Black Show traz nova roupagem para as inesquecíveis canções de Noel Rosa, Lamartine Babo, Haroldo Lobo, Braguinha, assim como releituras das antigas canções que marcaram o carnaval campista, em trabalho de pesquisa, resgate e empoderamento dos músicos locais campistas.

Sesc Campos -Local: área externa l 11de fevereiro (domingo) l 15h

Sesc Três Rios -Local: área externa l 10 de fevereiro (terça-feira) l 15h
Classificação etária: Livre
Gratuito

—-

SACODE SAMBA SHOW

Sacode Samba Show é um projeto onde músicos, ritmistas e passistas selecionados entre as escolas de samba de todo o Rio de Janeiro, proporcionando um clima festivo ao unir com todos os elementos do carnaval, unindo repertórios clássicos e samba enredo vencedores, à energia percussiva de uma mini bateria de escola de samba. Completando a programação, antes e depois da apresentação musical, haverá DJ set focado no repertório de carnaval com sambas, sambas enredos e afins com o DJ do grupo Sambasupercollider, notório na fusão do samba com beats modernos.

Sesc Ramos -Local: área externa l 11 de fevereiro (sábado) l 15h
Sesc Niterói -Local: área externa l 10 de fevereiro (domingo) l 15h
Sesc Tijuca -Local: área externa l 13 de fevereiro (terça-feira) l 15h

Classificação etária: Livre
Gratuito

—–

BLOCO FANFARRA SHOW

Bloco Fanfarra Show é um projeto de amigos músicos que trabalham há mais de 10 anos no carnaval do estado do Rio de Janeiro e de fora do estado. Os músicos que se apresentam com o Bloco, têm em seus currículos, trabalhos com os principais blocos cariocas, tais como Cordão do Bola Preta, Banda de Ipanema, Gigantes da Lira, a lendária Banda de Olaria. No repertório, músicas tradicionais do carnaval carioca e clássicos da MPB e Pop, rearranjados

Sesc Nova Iguaçu -Local: área externa l 11 de fevereiro (domingo) l 15h
Sesc São Gonçalo -Local: área externa l 12 de fevereiro (segunda-feira) l 15h
Sesc São João de Meriti -Local: área externa l 13 de fevereiro (terça-feira) l 15h      

Classificação etária: Livre
Gratuito

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.