Magé lança programa para portadores de doença celíaca

Publicado em:

Por

A doença celíaca afeta 1 em cada 600 brasileiros e cerca de 1% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracterizada pela intolerância ao glúten, presente em muitos alimentos comuns no mercado, a doença celíaca passou a ser conhecida quando famosos como Ivete Sangalo, Tiago Leifert e Ísis Valverde declararam as dificuldades que passaram com o problema de saúde.

Em Magé, a partir de março, a rede municipal de saúde vai contar com um ambulatório especializado em doença celíaca, com gastroenterologista, nutricionista, exames sorológicos e endoscopia. Os serviços do Ambulatório acontecerão no Centro de Especialidades de Magé. A preocupação é com o diagnóstico precoce e o tratamento correto, analisa a nutricionista e coordenadora dessa divisão de saúde, Ana Beatriz Cardozo:

– Não temos pacientes cadastrados e sendo tratados por doença celíaca no nosso município, o que não quer dizer que eles não existam. Provavelmente esses pacientes estão sendo tratados como portadores de outras patologias e não estão vendo melhora do seu quadro. Com o ambulatório, é possível identificar corretamente esses pacientes e dar tratamento adequado, com todo suporte que precisam. Caso o paciente já tenha diagnóstico, pode procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de casa para ser encaminhado ao ambulatório e iniciar o tratamento, explica.

Na última quinta-feira (22), os enfermeiros da atenção básica passaram por treinamento, conheceram mais sobre a doença e seus sintomas. O ambulatório funcionará na sala do SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), da Secretaria Municipal de Saúde NA Rua Pio XII, 35 – Edifício Pran, sala nº 115.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.