Nova Iguaçu dá isenção do IPTU a idosos e imunidade para templos religiosos e entidades filantrópicas

Publicado em:

Por

“O idoso que tem mais de 60 anos de idade, que possui um único imóvel que nele reside e ganhe menos de dois salários mínimos tem direito a isenção. É um benefício justo para os idosos, assim como para os templos religiosos de qualquer natureza, seja afrodescendente, católico ou evangélico, e entidades partidárias e sindicais tem o mesmo direito”, explicou o vice-prefeito e secretário municipal de Economia e Finanças, Carlos Ferreira, o Ferreirinha.

Ainda segundo ele, a Prefeitura vai conceder, no total, cerca de 500 certidões.

“Até maio ainda vamos entregar outras certidões. Tivemos muitas entidades filantrópicas beneficiadas, como a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), Sindicato dos Rodoviários, entre outros”, lembrou o secretário.

Mãe de um filho portador de necessidades especiais, a doméstica Ana Borges de Sá Lima Pereira, 70, pagava cerca de R$ 700 com o IPTU, mas com a isenção, ela vai poder economizar para comprar todos os medicamentos que necessita durante o mês.

“Vivo com apenas um salário mínimo e gasto muito com remédios controlados. Com esta isenção, vou viver com mais dignidade e passar menos dificuldade. A isenção veio em boa hora”, afirmou a moradora do Moquetá.

Para conseguir a isenção de 2019, basta a população ir até a Secretaria Municipal de Economia e Finanças, na Central de Atendimento ao Contribuinte, até o dia 31 de agosto, com xerox da identidade, CPF, comprovante de renda e residência, entre outros, além de alguns requisitos, como ter 60 anos ou mais, receber até dois salários mínimos e possuir somente um imóvel em seu nome e nele residir.

Além Carlos Ferreira, participaram do evento, a secretária de Assistência Social de Nova Iguaçu, Elaine Medeiros, o bispo da cidade, Dom Luciano Bergamin, o presidente da Associação Batista iguaçuana, André Aroldo, o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Nova Iguaçu, Joaquim Graciano, o Buda, o presidente do Conselho de Contribuinte, Jerry Simões, além de José Mauro Nunes, da Associação beneficente Ile Ase Ofa.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.