Agricultores de Mesquita iniciam vendas de polpa para comerciantes

Publicado em:

Por

A Cooperativa dos Produtores Agropecuários de Mesquita (COOPAMESQ) colocaram em prática um sonho antigo, disponibilizando na manhã desta terça-feira (10), a venda de polpas pela primeira vez na história em um estabelecimento comercial. A parceria foi realizada com o supermercado Casa do Sabão.

Segundo Fabio Vilas Bôas, engenheiro agrônomo, foi uma grande novidade para os munícipes. “A iniciativa agradou bastante os consumidores, devido à alta qualidade e o incomparável sabor natural das frutas. Os consumidores estarão levando para casa um produto excelente e muito saudável”, esclarece o engenheiro.

Vitória Dourado, presidente da COOPAMESQ comemora o sucesso “É com muita satisfação que chegamos aqui hoje. Foi uma coisa que esperamos muito, essa luta já vem de muito tempo. Com a venda, iremos gerar renda para cooperativa. É muito satisfatório poder ter um ganho com a venda dos produtos que cultivamos. É um sonho que está se realizando”, declarou.

O analista de setor de transferência de tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Andre Dutra, acompanhou o primeiro dia de vendas e a degustação de sucos de jabuticaba e seriguela, oferecidos pela COOPAMESQ na Casa do Sabão. “A iniciativa é fundamental para o crescimento e fortalecimento da cooperativa de agricultores familiares. Para a comercialização de qualquer polpa de fruta é necessário que o estabelecimento e o fornecedor atendam uma série de requisitos de higiene, assim como documentação e procedimentos operacionais padronizados para que o  Ministério da Agricultura conceda o registro. É isso que a Embrapa, juntamente com a prefeitura e a cooperativa, conseguiu", concluiu.

As polpas vendidas pela COOPAMESQ resultam do trabalho de 21 agricultores familiares cooperados e da produção mais de 50 unidades agrícolas existentes na cidade. As polpas já estão disponíveis para venda na Casa do Sabão, que fica na Rua Prefeito José Montes Paixão, nº 1931, no Centro de Mesquita.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.