Horto Municipal de Queimados é o mais novo point para ensaios fotográficos na Baixada Fluminense
Nem Jardim Botânico, nem Quinta da Boa Vista. Uma nova opção para ensaios fotográficos está em alta entre os moradores da Baixada Fluminense. Trata-se do Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo, localizado no bairro Fanchem, em Queimados. A área de conservação ambiental virou o cenário perfeito para os fotógrafos da região, que viram no espaço o grande potencial para registrar momentos especiais de casais, gestantes e crianças.
Por ser rodeado de ipês, aroeiras e cerca de outras 20 espécies da flora da Mata Atlântica, o Horto tem sido um sucesso entre os profissionais, principalmente aos fins de semana. Recuperado e revitalizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, o espaço abriu suas portas para a população em Junho deste ano, e desde então, tem sido também uma alternativa para fazer trilhas, eco piqueniques ou caminhadas.
Para o fotógrafo Carlos França, de 37 anos, é muito bom saber que existe uma opção dentro do município para fotografar. “Desde que eu descobri o Horto, fiquei apaixonado, pois achei muito bonito. A gente que trabalha com material caro não pode ficar andando em qualquer lugar. Aqui é um lugar bom, disponível e seguro, além de ser novo e mais possível de estimular a criatividade”, comentou o morador do bairro Pacaembu, que já realizou cinco ensaios na unidade de conservação.
Outro profissional que foi até o Horto Municipal foi Ismael Crespo, de 59 anos. Com 45 anos de profissão, o morador do bairro Vila do Tinguá costumava trabalhar sempre fora de sua cidade. “Eu sempre passava aqui por perto e ouvia as pessoas falarem, até que decidi vir. Me economizou tempo e dinheiro. Para nós fotógrafos, é excelente”, afirmou o profissional.
Já para a cliente Fabrícia Rocha, de 32 anos, que não conhecia o espaço, o Horto serviu de paisagem para o ensaio de Dia dos Pais entre seu filho Pedro, de 2 anos, e seu marido Renan. “Eu já tinha feito fotos em outras cidades. Quando soube daqui fiquei muito animada, pois não imaginava que em Queimados teria um lugar tão legal e verde”, afirmou.
Opção também para os aventureiros
Não é só nas lentes e cliques que o Horto Municipal tem feito sucesso. Os aventureiros de plantão também não precisam mais sair da Baixada para fazer trilhas e ter um contato mais próximo com a Natureza. O espaço conta com três com três trilhas ecológicas: Ipê Amarelo (Nível Leve – 531m); Pau-Brasil (Nível Moderado – 423m) e Pau-ferro (Nível Moderado – 492m).
No quesito segurança, os visitantes podem ficar tranquilos. O Horto Municipal é monitorado pela Guarda Ambiental do município, que realiza fiscalizações frequentes a fim de evitar ações que danifiquem o Meio Ambiente, enquanto a Guarda e a Ronda Municipal realizam o trabalho em prol do convívio dos visitantes. Até o momento, nenhuma ocorrência foi identificada.
Para os interessados em realizar confraternizações ou visitação, o Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo está localizado na Rua Francisco Gabriel Neto, com funcionamento de segunda a segunda, das 8h às 18h, incluindo feriados.