Magé terá comissão sobre autismo

Publicado em:

Por

Foi realizada em Magé nesta sexta-feira (28), a segunda etapa da audiência pública sobre Autismo com o tema: ‘O Autismo não pode mais esperar!’. A reunião aconteceu no auditório da Unigranrio, em Magé. O PAAM – Pais e Amigos de Autistas em Magé, solicitou a audiência, junto com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).

A audiência contou com a participação de representantes do governo municipal, da promotora de Justiça da Infância e Adolescência, Patrícia Alvim, e do vereador João Victor Família, que abriu as portas da Câmara Municipal para a abertura da primeira etapa da audiência pública que aconteceu em 29 de abril.

A Edlaine Ribeiro, coordenadora do PAAM, representou o grupo na mesa durante a audiência. “O autismo é uma síndrome invisível, e ele precisa de um acompanhamento específico para que a pessoa possa se desenvolver e adquirir uma autonomia e na fase adulta conseguir ter uma vida independente. E por isso nós estamos pedindo a implantação da Casa Azul para o atendimento da pessoa autista, para conseguirmos fazer todas as terapias que os nossos filhos precisam sem precisar sair do município”, disse.

“Nós viemos ouvir a população. Hoje o município já conta com o CMAE Azul que atende as crianças autistas que fazem parte da rede municipal de ensino, temos o Caps Infantil, que dá suporte com terapias necessárias, como fisioterapia, psicólogo, fonoaudiólogo. O prefeito Rafael Tubarão não está medindo esforços para trazer a Casa Azul para o município, nós já temos o projeto e o local para ser realizado, dependendo só dos recursos que precisam vir do governo estadual e federal", explicou a secretária de Saúde, Carine Tavares.

“Nós abrimos as portas da Câmara e queremos buscar soluções para a causa, que já temos defendido. E continuaremos buscando trazer tudo o que for preciso para cuidar de todos que precisam”, disse o vereador João Victor Família.

Durante a audiência ficou decidido que será montada uma Comissão para acompanhar todos os projetos e resoluções sobre o tratamento ao autista em Magé.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.