Nova Iguaçu: ‘Segurança Presente’ realiza 215 abordagens em 48 horas

Publicado em:

Por

Desde o dia da inauguração na última sexta-feira (16/08), a Operação Segurança Presente, em Nova Iguaçu, fez 215 abordagens, resultando em seis ocorrências – de acordo com a Prefeitura de Nova Iguaçu.

Em uma delas, os policiais militares e agentes civis prenderam duas pessoas que estavam vendendo cartão do Rio Card, na Super Via. Eles receberam uma denúncia de que os seguranças da empresa tinham detido duas pessoas que, possivelmente, estariam vendendo os cartões. As equipes foram ao local e constaram que eles estavam com 10 cartões Rio Card, possivelmente clonados, e estariam vendendo a passagem a preço inferior do preço da Super Via. Eles foram conduzidos a 52° DP.

A Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu divulgou os seguintes dados: 215 abordagens; 6 ocorrências; 4 foragidos da justiça, um estelionato e um posse e uso.

As abordagens policiais são baseadas no artigo 244 do Código de Processo Penal: “A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar”.

De acordo com o portal JUS.com.br, as orientações para quem for abordado por policiais na rua envolvem: ficar calmo, não correr, deixar as mãos visíveis, não fazer movimentos bruscos e evitar discussões com os policiais – o que inclui não fazer ameaças nem utilizar linguagem ofensiva. Criticar a ação policial sem uso de injúria não constitui desacato.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.