Conto de Conceição Evaristo é adaptado para peça no teatro Firjan SESI Caxias

Por

#08/11/2019 #Duque de Caxias #Teatro

O teatro Firjan SESI Caxias recebe na sexta-feira, 08 de novembro, a peça Olhos d’Água ou Nas Pedras Nasciam Asas. Baseado no conto de Conceição Evaristo e nas poesias de Elaine Freitas e Tati Vilela, o espetáculo chega aos palcos com o objetivo de conectar as escritoras e propor uma visão poético corporal a partir do elemento água. A escolha por uma dramaturgia composta pelas escritas dessas três mulheres negras é motivada pela conexão de suas trajetórias através da poesia; Elaine, Conceição e Tati se conectam por meio de uma poética que tensiona e questiona a vida e o amor, construindo memórias do ontem para plantar o amanhã.

O enredo se desenrola em Vanuatu, arquipélago localizado na Oceania, composto por 83 ilhas, considerado o lugar mais feliz do mundo pela agência britânica New Economics Foundation. Assim, o espaço geográfico trazido à peça, contrasta diretamente com as agruras explicitadas no texto, permitindo um estado de fruição, incômodo e deslocamento provocado pelas metáforas dissonantes textuais, imagéticas e metapoéticas. Além disso, o fato das ilhas serem localizadas acima de placas tectônicas e possuírem vulcões ativos, permite a discussão da relação território e felicidade em uma projeção direta com as realidades afrobrasileiras. A peça, assim, conta a história de quatro crianças em Vanuatu à espera da mãe em um dia chuvoso. A água, elemento fluido de pluri simbologias costura todo o narrar, desaguando-se um uma obra prenhe de afeto e emoção.

A peça é dirigida por Shirlene Paixão e Juracy de Oliveira, com idealização, elaboração e direção artística assinadas por Sol Miranda, realizado pela EMÚ Produções, apresentado pela Cia Emú de Teatro e pelo grupo Dembaia. O texto é assinado por Cássio Duque. O projeto também conta com a participação do Grupo Dembaia. Liderado por mulheres negras artistas-pesquisadoras, suas atividades são desenvolvidas no Rio de Janeiro, desde 2014.

A peça está em circulação no mês de novembro no circuito Firjan SESI com apresentações em Jacarepaguá (07/11), Duque de Caxias (08/11), Macaé (28/11), Itaperuna (29/11) e Campos (30/11) e, em dezembro, fará residência artística na Ocupação Manuel do Congo no Centro do Rio de Janeiro.

Sobre as escritoras

Conceição Evaristo, doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense e mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, é uma das mais renomadas escritoras brasileiras, reconhecida nacional e internacionalmente. Traz em seus trabalhos literários o protagonismo de mulheres negras através de suas personagens. A professora e escritora Elaine Freitas, falecida precocemente em 2016, sempre teve a Palavra como um instrumento de reverberação e de cura, com a qual transmitiu ao mundo gritos, choros, sorrisos e alegrias. Tati Villela, poeta, atriz e roteirista, tem como inspirações para a sua escrita as inquietudes e amores de mulheres lésbicas. O trio de gerações distintas traz em suas obras literárias o lugar de produção do afeto, aspecto orientador do processo de montagem do espetáculo, que tem a água como elemento principal na condução do fio narrativo.

Serviço:

O que? Peça Olhos D’água ou Nas Pedras Nasciam Asas
Quando? Sexta-feira, 08/11, às 20h
Onde? Teatro Firjan SESI Caxias, Rua Arthur Neiva, 100
Quanto?  R$22 (inteira) | R$11 (meia)
Classificação: 16 anos
Foto: Helena Bielinski

No seu email

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email. Sem spam.