Urbanista Vicente Loureiro lança o livro ‘Prosa Urbana’ em Nova Iguaçu

Publicado em:

Por

Vicente Loureiro nasceu em Paracambi, mora em Nova Iguaçu e trabalha no centro do Rio de Janeiro. Nos últimos sete anos, registrou em crônicas o que viu no trajeto casa-trabalho, que não é curto. O resultado dessa observação sensível e privilegiada está no livro Prosa urbana, que reúne 125 textos, reflexos de sua sensibilidade, olhar e experiência de arquiteto, urbanista e gestor público.

Para Jaime Lerner (ex-prefeito de Curitiba), que assina o prefácio do livro, “Não falta ao Vicente o bom humor nos detalhes, fruto do olhar cuidadoso de um profissional da lida, do dia a dia, das soluções.

Segundo Claudio Acioly Jr., arquiteto e urbanista da ONU Habitat, “A prosa urbana de Vicente Loureiro é uma preciosidade para quem vive, trabalha, pensa e discute o lugar onde exercitamos nossos direitos, descansamos nossas almas, prosperamos como cidadãos, encontramos nossos pares e buscamos nossa felicidade coletiva: a cidade”.

Numa linguagem dirigida ao grande público, acessível, de fácil assimilação e compreensão, o livro traz uma série de crônicas curtas e informativas mas profundamente questionadoras de temas que vão desde o conceito básico de cidade, passando pela governabilidade da metrópole, até os caminhos do futuro e os direitos do pedestre e de cada cidadão a espaços públicos qualificados e qualidade de vida urbana.

Fernando Gabeira deixa um recado importantíssimo na orelha do livro: “Este livro é importante em qualquer ocasião. Mas, no ano em que muitas cidades mudarão de prefeitos, e novos vereadores e dirigentes vão surgir no cenário político, torna-se uma leitura obrigatória para quem ama sua cidade e quer vê-la mudar para melhor”.

Vicente Loureiro é arquiteto, urbanista e doutorando em urbanismo pela Universidade de Lisboa. Exerceu cargos na administração pública por mais de 36 anos, como secretário ou subsecretário de estado do Rio de Janeiro, e como secretário municipal de Nova Iguaçu, Volta Redonda, Petrópolis, Barra Mansa e Paracambi, sempre em pastas vinculadas ao urbanismo, desenvolvimento local ou regional.  Vive em Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, tem 65 anos e, de 2013 a 2019, colaborou para o jornal Extra, edição Baixada, com artigos semanais que deram origem ao livro.

SERVIÇO
Lançamento do livro ‘Prosa Urbana‘
15/01, 19h
Centro Social São Vicente
Rua Governador Portela, 383
Centro, Nova Iguaçu

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.