Japeri retoma o serviço de roçado e arado para pequeno produtor

Publicado em:

Por

A Prefeitura de Japeri retomou nesta quarta-feira (22) o serviço de roçado, arado e a gradagem de solo para cultivo agrícola em terras de produtores rurais do município.

A medida foi determinada pelo prefeito em exercício, Cezar Melo, com o objetivo de melhorar o rendimento, a qualidade e a agilidade dos produtores rurais, em especial os agricultores familiares.

Para Cezar Melo, a chegada da máquina agrícola vai ajudar a fomentar a atividade rural, levando tecnologia, tornando as propriedades produtivas e lucrativas para os que plantam visando a comercialização de seus produtos, quanto para aqueles que trabalham a terra para sua subsistência.

O novo secretário municipal de Agricultura e Pesca, Alfeu Luís de Souza Pontes, disse que a volta do serviço se deve à recuperação do trator agrícola, que estava desativado, havia algum tempo.

“É uma orientação do prefeito Cezar Melo que, sensibilizado com a situação dos agricultores familiares, nos pediu o máximo de empenho no atendimento à clientela que cuida da produção rural. A intenção do governo municipal é auxiliar o maior número possível de pequenos produtores para que possam arar suas propriedades e aproveitar o período das chuvas no cultivo de suas plantações”, frisou Alfeu Pontes.

Ainda de acordo com o secretário, o serviço está priorizando agricultores familiares de comunidades que ainda não dispõem de máquinas agrícolas.

“Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, ao lado da sede da Prefeitura, no bairro Santa Inês, para fazer sua solicitação. Com a Ordem de Serviço aberta, o produtor deve entrar numa fila de espera e aguardar o momento de ser atendido”, orientou o secretário.

Para obter o serviço, o produtor deve pagar uma taxa aprovada por lei no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), no valor de aproximadamente R$ 60, por hora trabalhada, referente a 15 litros de óleo diesel.

“A guia de pagamento da taxa é emitida pela Secretaria Municipal de Fazenda e deve ser paga em agência bancária. O dinheiro vai para um fundo que cuida da manutenção do trator”, explicou o secretário.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.