Eleitores faltosos de Duque de Caxias, São João de Meriti e Magé ainda podem regularizar o título até 6 de maio
Os mais de 242 mil eleitores que deixaram de comparecer ao cadastramento biométrico obrigatório (revisão eleitoral) em Duque de Caxias, Magé e São João de Meriti ainda têm uma oportunidade de evitar o cancelamento do título eleitoral. Até o dia 6 de maio, data do fechamento do Cadastro Nacional de Eleitores, eles ainda podem agendar a biometria e regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, prazo que vale também para todos os eleitores com o título em situação irregular no país.
Encerrada na última sexta-feira (14), a revisão eleitoral em Caxias, Magé e São João de Meriti somou 19,67% do eleitorado dos três municípios em situação irregular, por deixarem de comparecer ao cadastramento biométrico obrigatório. Esses eleitores devem agendar atendimento o mais breve possível pelo site do TRE-RJ ou pela Central de Atendimento Telefônico (21) 3436-9000. Eles podem ainda optar pelo atendimento em qualquer posto eleitoral do estado do Rio, devido à implantação do sistema de agendamento em âmbito estadual. Mesmo que seja atendido em outro município, o eleitor continuará a votar num local próximo da sua residência.
Em Duque de Caxias, 138.487 eleitores (21% do total de 659.605) deixaram de fazer a coleta das digitais. Em São João de Meriti, foram 76.596 ausentes (20,23% de 378.689). Já em Magé, os eleitores sem biometria são agora 27.226 ( 14,07% de 193.531). O prazo de 6 de maio para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral vale também para aqueles eleitores que queiram fazer o primeiro título ou realizar qualquer alteração no cadastro eleitoral. A meta do Tribunal Superior Eleitoral é concluir o cadastramento biométrico obrigatório em todo o país até 2022.