Magé equipa unidades de saúde para receber pacientes com sintomas do Coronavirus

Publicado em:

Por

A Secretaria de Saúde de Magé, pensando na segurança biológica dos profissionais de saúde, elaborou um kit para primeiro contato com pacientes que apresentarem nos sintomas do novo Coronavírus (Covid-19). A entrega aconteceu nesta sexta (6), através da Programa da Atenção Básica que está distribuindo os kits para a correta abordagem dos casos suspeitos que possam surgir na cidade.  

De acordo a coordenadora da Atenção básica, Cassandra Soares, “mesmo que o município não tenha casos suspeitos do novo coronavírus, estamos trabalhando com a prevenção. Fizemos a capacitação dos profissionais em fevereiro, e agora os kits estão sendo entregues em todas as Unidades de Saúde da Família de todos os distritos. Já que as USFs não possuem dispensário farmacêutico, estamos fazendo essa entrega pessoalmente”.

Os kits contém capotes, óculos, máscaras para o profissional e o paciente, ficha de notificação e orientações para os profissionais, e são completas com as luvas que fazem parte dos materiais básicos das unidades.

Lara Pinheiro é enfermeira na USF Barbuda e ressaltou que “a última capacitação foi de grande importância. Que bom que o município não tem casos suspeitos, mas se algo for notificado já estamos devidamente capacitados. É importante também que as pessoas lavem as mãos regularmente e da forma correta, não só pelo coronavírus, mas por qualquer outro vírus. Usar sabão, álcool em gel, proteger com a mão na frente boca e do nariz quando tossir ou espirrar. Além disso qualquer dúvida relacionada à saúde, a pessoa deve procurar orientação médica”.

A secretária de Saúde, Carine Tavares, destaca que a iniciativa da criação dos kits é uma medida preventiva a fim de proteger o profissional da saúde, responsável pelo primeiro contato com o paciente, que tem contato com a comunidade e com sua família. E para usar um kit desse é somente com um paciente que tenha os sintomas e tenha viajado para os países afetados ou tido contato com casos suspeitos/confirmados da doença. É importante que a população não entre em pânico, pois o município não possui nenhum caso suspeito.

Outra orientação da Secretaria de Saúde é que mantenham a vacinação em dia e não se descuidem com outras doenças como o sarampo, coronavírus e das arboviroses (doenças causadas por vírus e transmitidas por insetos como é o caso do Aedes, que causa dengue, zika, chikungunya e febre amarela).

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.