Baixada Fluminense só teve um caso confirmado de Coronavirus até agora, diz Governo
Publicado em:
A Baixada Fluminense reúne mais de 4 milhões de habitantes e possui 13 cidades, no entanto, a
Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES)
informou em nota oficial que apenas o município de Guapimirim registrou um caso confirmado de Coronavirus no território até o momento.
De acordo com pronunciamento do ministro da saúde, não existem testes suficientes para toda a população – o que pode estar influenciando diretamente na contagem dos casos na região e no Brasil. Nas redes sociais já circulam informações a respeito do critério adotado pelos hospitais e postos de saúde: só são testados os pacientes com todos os sintomas graves.
Apesar da ampla divulgação da imprensa a respeito da letalidade e da alta taxa de transmissão do novo vírus, diversas imagens circulam nas redes sociais com as regiões centrais da Baixada Fluminense ainda com grande volume de pessoas nas ruas.
O Governo do Estado informou que até ontem (sábado, 21/03), foram registrados 119 casos confirmados e 3 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado do Rio de Janeiro.
Os casos confirmados estão distribuídos da seguinte maneira:
Rio de Janeiro – 99
Niterói – 10
Petrópolis – 3
Barra Mansa – 1
Guapimirim – 1
Miguel Pereira – 1
Exterior – 4
Neste sábado (21), a SES confirmou o terceiro óbito por coronavírus no estado, em Petrópolis. Os outros dois foram registrados em Miguel Pereira e Niterói. Todas vítimas eram idosos e apresentavam comorbidades, sendo classificadas como grupo de risco para a Covid-19.
Medidas de prevenção
– Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos;
– Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir;
– Utilizar álcool em gel nas mãos;
– Evitar tocar o rosto após a higienização das mãos.
Voluntariado
Profissionais de saúde, estudantes ou formados, que desejam ser voluntários no enfrentamento do coronavírus podem se cadastrar no site www.voluntarioscoronavirus.rj.gov.br.
Dúvidas
Para mais informações, acesse www.saude.rj.gov.br e www.coronavirusrj.com.br.