Campanha de vacinação contra a gripe começa em Queimados

Publicado em:

Por

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira (23) em Queimados. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mobilizará 18 unidades de saúde, de segunda a sexta, das 8h às 17h. No município da Baixada Fluminense, esta primeira etapa da imunização será feita em idosos, acima de 60 anos e profissionais de saúde. A campanha vai até o dia 22 de maio.

Na próxima quarta (25), o município recebe um reforço na campanha de vacinação. Mais três pontos de imunização (Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade – Avenida Maracanã, S/N, Vila Pacaembu; Escola Municipal Nelson Carneiro – Rua Hilda Alves Pinheiro, S/N, Três Fontes e Escola Municipal Professora Diva Teixeira – Rua Pastor Antônio Martins, 253, Nova Cidade) e dois locais para atendimento “drive thru”, ou seja, o idoso nem precisará sair do carro para ser imunizado estarão abertos ao público. O novo método de vacinação será na Praça dos Eucaliptos (ao lado do viaduto) e na Praça do São Roque (próximo ao Estação Cidadania Planeta Futuro). O atendimento nestes locais também serão de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o COVID-19, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajudar a reduzir a procura por serviços de saúde.

De acordo com o prefeito Carlos Vilela, o reforço na vacinação é importante para alcançar o maior número de pessoas: “Vamos abrir estas três unidades extras, a fim de ter um ponto de vacinação mais próximo possível dos moradores destas localidades. Já na próxima quarta-feira estes locais estarão abertos para a imunização, além dos locais que farão o atendimento drive thru”, destacou.

Prevenção contra o coronavírus

O momento é de apreensão por causa do coronavírus e para proteger os idosos, os agentes da Secretaria de Saúde estarão orientando para evitar aglomerações. As unidades que têm espaço farão o atendimento em tendas do lado externo, evitando o ingresso do paciente em ambientes fechados. De outra forma, nos pontos de vacinação sem espaço externo, os pacientes terão acesso à sala de imunização, sem esperar na recepção evitando, assim, contatos com outros idosos.

A segunda etapa, que terá início no dia 16 de abril, será para vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. Já a última fase, que começa dia 9 de maio, imunizará crianças de 6 meses a menos de 6 anos, pessoas de 55 e 59 anos, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

O imunizante disponibilizado pelo governo federal é trivalente, ou seja, previne a contaminação pelos vírus A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. Pessoas já gripadas, com alergia a ovo ou a qualquer outro componente da vacina, não poderá fazer o uso do imunizante.

A meta do governo municipal é imunizar 95% do público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde. “A vacinação é de suma importância, pois além de proteger a população, ajuda a diferenciar a gripe do COVID-19. Vale ressaltar que este imunizante não previne o novo coronavírus, mas impede uma sobrecarga do sistema respiratório que agravaria a doença”, destacou o Secretário Municipal de Saúde, Osiris Melo.

Para se imunizar basta procurar um dos postos mais próximos de casa portando identidade, cartão do SUS e caderneta da vacinação.

Confira os pontos da vacinação abertos a partir de segunda (23)

> Clínica da Família Mauro Ferreira de Castro

Travessa Campo Alegre, s/nº, Belmonte

> Clínica da Família Regina de Brito

Rua Fabrício, s/nº, Conceição

> Clínica da Família José Elias Peixoto

Rua Ana Nóbrega, s/nº, lote 12, Inconfidência

> Clínica da Família Pastor Rosalvo Dantas

Rua Juno, s/nº, Valdariosa

> Estratégia em Saúde da Família Vila Americana

Av. Antônio Luziario, nº 1689, Vila Americana

> Unidade Básica de Saúde Júlio Barros

Rua Alesia Santos do Nascimento, s/nº, Paraíso

> Clínica da Família Miguel Luiz de Carvalho

Estrada das Piabas, s/nº, Eldorado

> Clínica da Família Maria de Lurdes Campelo

Estrada das Piabas, nº 111, Santa Rosa

> Unidade Básica de Saúde Fazendinha

Rua da Conquista, s/nº, Distrito Industrial

> Clínica da Família Esmelinda Pinto de Souza

Av. Berna, lote 03 quadra 02, Vila Central

> Clínica da Família Irlan de Souza Macedo

Rua Deodoro de Almeida, s/nº, Parque Santiago

> Unidade Básica de Saúde Belmira Vargas

Rua da Batalha, nº 31, Roncador

>Clínica da Família Maria Agrael de Oliveira

Rua Dona Narcisa Pereira, s/nº, Luiz Camões

> Clínica da Família Robson Romero de Oliveira

Estr. Padre José de Anchieta, nº 315, São Jorge

> Estratégia em Saúde da Família Santo Expedito

Rua São Roque, nº2, Santo Expedito

> Estratégia em Saúde da Família Jardim da Fonte

Estrada das Piabas, s/nº, Eldorado

> Clínica da Família Pastor Júlio Alves Sena

Rua Mário Pati Junior, s/nº, Fanchem)

> Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes

Rua Onze, s/nº, Vila Pacaembu

Confira os pontos da vacinação abertos a partir de quarta (25)

> Celti (Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade)

Avenida Maracanã, S/N, Vila Pacaembu- Ao lado da Vila Olímpica

> Escola Municipal Nelson Carneiro

Rua Hilda Alves Pinheiro, S/N, Três Fontes

> Escola Municipal Professora Diva Teixeira

Rua Pastor Antônio Martins, 253, Nova Cidade

Pontos de vacinação drive thru

> Praça dos Eucaliptos (Ao lado do Viaduto)

> Praça do São Roque (Ao lado do Estação Cidadania Planeta Futuro)

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.