Primeiro mês de quarentena na Baixada Fluminense será tema de programa ao vivo nesta sexta-feira (17)

Período fecha com 65 óbitos e 566 casos confirmados de Covid-19

Publicado em:

Por

A ‘Sexta-feira 13’ nunca foi tão emblemática quanto a de março de 2020. Há um mês atrás o noticiário em todo o estado do Rio de Janeiro e no Brasil anunciava a semana que começaria, com o fechamento de escolas, comércios e o controle de fronteiras que começaria.

O noticiário começou a mudar o tom. Se no dia anterior o Site da Baixada dedicava ampla cobertura à abertura da exposição ‘Enquanto os Pássaros Ainda Vivem’ no Sesc Meriti (que marcava a estreia do escritor Thiago Kuerques no papel de repórter), na fatídica sexta-feira 13 as notícias assumiram outra linha, formando um degradê da alegria da arte à tristeza da pandemia.

Neste dia, Nova Iguaçu anunciava o fechamento das escolas, Queimados cancelou todos os eventos públicos e o Governo do Estado criou um Gabinete de Crise para lidar com a chegada do Coronavirus em terras fluminenses.

“Foi um verdadeiro susto”, explica Wesley Brasil, editor do Site da Baixada. “Fui na exposição do Ramon Lid em São João no dia anterior, era um dia bem alegre, estava cheio de planos. De manhã chegaram sugestões de pauta bem comuns, mas o noticiário da TV alertava a situação chegando. Corri pro supermercado e quando voltei, a caixa de emails do Site da Baixada estava cheia de péssimas notícias, com tudo parando”, explica.

No dia 16, considerado o marco zero da quarentena, escolas foram fechadas ou funcionaram em regime facultativo. Empresas começaram a fechar as portas e o decreto n. 46.973 era anunciado, reconhecendo a ‘situação de emergência na saúde pública do Estado do Rio de Janeiro em razão do contágio’, mas indo além e adotando ‘medidas de enfrentamento da propagação decorrente do novo Coronavirus’.

Desde então, as páginas do Site da Baixada que até então priorizavam a repercussão do que agentes culturais da Baixada Fluminense faziam, passaram a dar cada vez mais espaço ao tema praticamente único da imprensa mundial: o Coronavirus e o impacto da doença causada por ele, a Covid-19.

O portal dedicou uma série de reportagens, que serviram como um verdadeiro boletim semanal dos principais assuntos relacionados ao Coronavirus. Confira a linha do tempo:

15/04 – Coronavirus: Duque de Caxias tem metade dos óbitos na Baixada enquanto Nova Iguaçu lidera número de casos

13/04 – Em 20 dias, Baixada Fluminense saiu do primeiro caso para 259º de Covid-19

10/04 – Covid-19: número de casos confirmados e óbitos na Baixada Fluminense pode ser muito maior que o divulgado

08/04 – Óbitos por Covid-19 quase dobraram na Baixada Fluminense em apenas três dias

06/04 – Coronavirus na Baixada Fluminense: casos confirmados subiram 83% nos últimos três dias

03/04 – Baixada Fluminense tem 5 óbitos e mais de 600 casos suspeitos de Covid-19
Saúde

30/03 – Casos confirmados de Coronavirus sobem de 12 para 19 em apenas um dia na Baixada Fluminense

30/03 – Baixada Fluminense chega a 13 casos confirmados de Coronavirus

De acordo com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, os casos confirmados de Coronavirus estão distribuídos da seguinte maneira:
Rio de Janeiro – 2.659 casos, 195 óbitos
Nova Iguaçu – 150 casos, 12 óbitos
Duque de Caxias – 125 casos, 21 óbitos
São João de Meriti – 68 casos, 5 óbitos
Belford Roxo – 54 casos, 3 óbitos
Mesquita – 51 casos, 1 óbito
Magé – 28 casos, 3 óbitos
Nilópolis – 24 casos, nenhum óbito
Queimados – 15 casos, 1 óbito
Paracambi – 8 casos, nenhum óbito
Itaguaí – 6 casos, 2 óbitos
Japeri – 4 casos, 1 óbito
Seropédica – 4 casos, nenhum óbito
Guapimirim – 3 casos, nenhum óbito

Para marcar o primeiro mês de quarentena, discutir alguns impactos da nova rotina na vida do morador da Baixada Fluminense e também trazer dados atualizados, o Site da Baixada preparou uma transmissão ao vivo do Baixadacast – podcast lançado no início do ano que traz para as principais plataformas digitais o cotidiano da região.

O Baixadacast ao vivo acontecerá no YouTube do Site da Baixada, onde os leitores poderão acompanhar a transmissão e interagir no bate-papo. Já é possível definir um lembrete utilizando os recursos do link https://www.youtube.com/watch?v=keF_PWZ79VM. A transmissão começa a partir das 19h. A previsão é que o programa tenha de 30 a 40 minutos de duração e será disponibilizado no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer, Anchor e outras plataformas.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.