Associação esportiva arrecada doações para ajudar famílias em São João de Meriti

Publicado em:

Por

Com o intuito de ajudar famílias em dificuldades financeiras devido a pandemia da Covid-19, a Associação Desportiva Athletic Meriti lançou o projeto para arrecadação de valores que serão transformados em cestas básicas e gás de cozinha.

De acordo com o professor e fundador da Athletic Meriti, Robson Lourenço, a organização vai arrecadar valores que serão destinados pelo Fundo Colaborativo Enfrente para combater os impactos sociais causados pela situação de calamidade na cidade da Baixada Fluminense. Para apoio ao projeto serão consultados outros atores sociais dos bairros e comunidades, principalmente dos locais de moradia dos alunos do Athletic Meriti como Coelho da Rocha, Favela do Dique, Praça da Bandeira, Venda Velha, Vilar dos Teles e Vale Simpatia. O Fundo Colaborativo Enfrente está disponível para doações a partir de R$ 10,00.

A Athletic é uma organização sem fins lucrativos com três anos de existência e tem o objetivo de promover os direitos na região por meio do ensino gratuito do basquetebol. A ideia, segundo o professor Robson Lourenço, é aumentar as expectativas e possibilidades da parcela da população que não tem muitas chances. Atualmente são 120 alunos entre crianças, adolescentes e jovens de São João de Meriti e da Baixada Fluminense.

O professor afirma ainda que o isolamento social afeta de forma marcante os trabalhadores informais e autônomos. Na cidade são 472 mil habitantes, segundo último censo do IBGE, dos quais apenas 13,5% ocupa empregos formais. Outro fator complicador é o estudo realizado pela UFRRJ que indica a cidade como a mais vulnerável à Covid-19. O combate à pandemia é realizado com as medidas sanitárias e cooperação entre os atores sociais da região.

Segundo Robson Lourenço, no primeiro momento a quarentena veio como um fator de desaceleramento das atividades.

“Foi possível notar o impacto socioeconômico da covid-19 e por isso levado a tentar procurar meios para apoiar os alunos e as pessoas hipossuficientes ao redor do projeto. Então, precisei me reinventar, colocar-me em movimento no interior do meu lar e redescobrir novos fazeres em casa, e, ao mesmo tempo, trabalhar em conjunto com o Professor Diogo Luciano e a diretoria da Associação para trazer ações para São João de Meriti, Baixada.”

Tendo em vista as recomendações das autoridades sanitárias e o executivo do Estado, as atividades da associação foram suspensas há cerca de dois meses. De acordo com Robson, não há nenhuma operação com contato direto ocorrendo e as doações são feitas de forma remota. Há no momento a manutenção dos canais de comunicação para possíveis problemas e sugestões de atividades lúdicas para enfrentar a pandemia. Segundo o professor, antes a busca era por apoiadores para o projeto social, hoje a busca é por apoio para os alunos e para as áreas impactadas pela crise socioeconômica provocada pela covid-19.

O professor Robson Lourenço projeta que logo voltarão às atividades do projeto esportivo educacional após a crise pandêmica. Dentro de quadra o clube conquistou a terceira colocação na Copa LSB, em junho de 2019, na cidade de Três Rios. Porém, a maior conquista do Athletic Meriti é a da cidadania de jovens e adultos das comunidades de São João de Meriti, ainda mais em tempos de isolamento social.

SERVIÇO
Endereço para doação: https://benfeitoria.com/athleticnocombateaocovid
Facebook: https://www.facebook.com/AthleticMeriti/
Instagram: @athleticmeriti

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.