Quantidade de lixo coletada em São João de Meriti cresce com reabertura do comércio

Número de junho foi 16% maior do que o do mesmo período em 2019 e superior aos de meses anteriores, quando o município instituiu medidas de isolamento

Publicado em:

Por

A reabertura do comércio de São João de Meriti teve início no mês passado, com o afrouxamento gradual das medidas para conter o contágio da Covid-19. O possível aumento da circulação de pessoas em áreas de consumo do município, devido à retomada das atividades, teve impacto na quantidade de lixo produzida. Segundo a Mais Verde, a concessionária de limpeza urbana, em junho foram coletadas 9.343 toneladas de resíduos domiciliares e comerciais – cerca de 16% a mais do que no mesmo período em 2019.

Os resíduos domiciliares e comerciais são transportados pela Mais Verde nos mesmos caminhões e pesados juntos posteriormente. Em abril deste ano, quando parte da população seguia o isolamento social, a média da quantidade coletada foi de 280,3 toneladas por dia. Em maio, foram aproximadamente 282 toneladas por dia. Já em junho, o número chegou a cerca de 311,4 toneladas diárias. A coleta de entulho não está incluída nestes valores.

Com lojas, restaurantes, salões e escritórios funcionando, é normal que itens como embalagens e caixas de papelão sejam jogados fora em um volume maior. A reabertura do comércio também pode ter levado mais moradores às ruas com demandas de consumo não atendidas nos meses anteriores de pandemia, o que impacta a geração de lixo.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.