Baixada Fluminense terá espaço para atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência

Publicado em:

Por

A Fundação Para Infância e Adolescência (FIA-RJ), através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH) inauguram nesta quinta-feira (20) em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, seu novo equipamento do Núcleo de Atenção à Criança e ao Adolescente vítima de violência, o NACA Baixada, juntamente com um novo núcleo de atendimento do Programa SOS Criança Desaparecida.

A presidente da FIA, Ana Mantuano, esclarece que ambos os equipamentos atuarão sob gestão direta da FIA: “O objetivo é integrar o Sistema de Proteção e Garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes da Baixada Fluminense, se articulando com as instâncias de defesa e responsabilização fortalecendo a política de proteção integral à criança e ao adolescente na região”, explica.

A Secretária da SEDSODH, Cristiane Lamarão, destacou a importância e o benefício que os equipamentos trarão para as famílias que precisam do programa: “A importância desse equipamento na Baixada é enorme, pois a região não conta com esse atendimento, presente apenas na capital, mas vamos disponibilizar essa rede de garantia de direitos e proteção às crianças e adolescentes da Baixada Fluminense,” afirmou a secretária.

O NACA desenvolve ações essencialmente dirigidas ao atendimento à crianças e adolescentes em situação de violência física, psicológica, negligência, abandono e abuso sexual no âmbito familiar. O programa conta com profissionais qualificados e tem como objetivo interromper a situação de violência e buscar novas formas de convivência familiar que proporcionem um ambiente adequado ao pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes.

O S.O.S. Crianças Desaparecidas é um Programa da Fundação para a Infância e Adolescência — FIA, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. Implantado em 1996 o Programa SOS Crianças Desaparecidas desenvolve ações voltadas à identificação e localização de crianças e adolescentes desaparecidos e sua reintegração à família, resguardando-lhes direitos fundamentais de proteção, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente — ECA Lei Federal n.º 8.069/90, em seu artigo 87, inciso IV e desenvolve suas atividades dentro do Estado do Rio de Janeiro e demais Estados da Federação.

Serviço:
Sede da FIA
Reinauguração do Núcleo de Atenção à Criança e ao Adolescente (NACA) –
Baixada e implementação do Programa S.O.S. Criança Desaparecida-Baixada
Data: 20 de agosto
Horário: 14h
Endereço: Av. Henrique Duque Estrada Meyer, 149 – Nova Iguaçu/RJ.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.