Universidade de Coimbra amplia oportunidades para brasileiros bem classificados no Enem

Publicado em:

Por

A Universidade de Coimbra, em Portugal, passou a aceitar a nota do Enem (Exame Nacional do ensino Médio) dos últimos cinco anos para o ingresso na instituição. Desde 2014 a UC já havia formalizado a utilização destes resultados, mas considerando apenas os últimos três anos. Inclusive, foi a primeira universidade portuguesa a aceitar o Enem em seu processo de candidatura.

Para os estudantes brasileiros que escolheram fazer a graduação no país lusitano, essa notícia abre novos horizontes rumo à conquista de um diploma de ampla validade internacional, aceito nos 47 países que integram o Espaço Europeu de Ensino Superior.

Com mais de 700 anos de história, a UC é a mais antiga universidade de Portugal, com os melhores indicadores acadêmicos do país e uma das mais conceituadas da Europa. A instituição é também a que mais atrai alunos brasileiros – cerca de 2 mil estudantes estão matriculados na UC.

A nota de corte mínima para o ingresso em alguns cursos com primeiro e segundo ciclos integrados varia de 120 a 140 pontos na escala portuguesa de 0-200, que equivale a 600 e 700 pontos no ENEM, mais baixa que grande parte dos cursos de universidades públicas brasileiras como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade de Brasília (UnB), para citar algumas.

Aliando tradição e modernidade, o ambiente da Universidade de Coimbra oferece uma experiência enriquecedora ao possibilitar a convivência de estudantes com idiomas e culturas de mais de 70 nacionalidades. Além de carreiras cobiçadas como as de direito e engenharia, neste ano, um novo curso foi inserido na grade da UC, o de direito luso-brasileiro.

Inscrições na Universidade de Coimbra

O calendário de inscrições na UC conta com três fases para a inscrição, sendo que a primeira tem início em meados de dezembro e as seguintes ocorrem no primeiro semestre do ano.

Diferente do Brasil, o ano letivo só começa no segundo semestre. Portanto, as notas do ENEM dos anos anteriores, a partir de 2016, podem ser consideradas. É possível escolher o melhores resultado para se candidatar a uma vaga na instituição, desde que o aluno tenha o ensino médio completo. O processo pode ser feito à distância, online.

É possível ingressar em medicina na Universidade de Coimbra com a nota do ENEM?

O curso de medicina da Universidade de Coimbra se encontra entre os principais da instituição, com as notas de corte mais altas do país. Entretanto, as vagas são abertas apenas para cidadãos portugueses e europeus. Os estudantes brasileiros não têm a possibilidade de concorrer com as notas do ENEM.

Só é possível conseguir uma vaga em medicina na Universidade de Coimbra através de um processo mais longo, prestando o Exame Nacional, mas para isso é preciso se enquadrar em um dos casos excepcionais estabelecidos pela legislação portuguesa para a condição de cidadãos equiparados.

Neste caso é necessário ter cidadania portuguesa ou ser familiar de cidadão português, ter cidadania de país membro da União Europeia ou ser familiar de cidadão europeu, morar legalmente em Portugal há mais de dois anos, ou ser beneficiário do Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres.

Melhores cursos na Universidade de Coimbra

Oferecido na modalidade de licenciatura com duração de quatro anos, o curso de direito é uma das principais referências da Universidade de Coimbra. Os cursos de mestrado integrado engenharia civil, engenharia elétrica e de computadores, com duração de cinco anos, também são bastante reconhecidos na UC.

Já na área de mestrado em saúde, medicina dentária, com duração de cinco anos, é muito bem conceituado. Economia, relações internacionais e línguas modernas, com duração de três anos, também são cursos de destaque. Vale citar que passaram pelos corredores da universidade ex-alunos brilhantes como Luís de Camões, Eça de Queirós, Gregório de Matos, Miguel Torga, Mário de Sá Carneiro, entre outros.

Para estudar na instituição, o aluno vai gastar cerca de 7.000 euros por ano, fora o custo de vida. Portugal tem um custo de vida acessível se comparado a outros países europeus, e a UC oferece bolsas de estudo.

Mais instituições em Portugal que aceitam o ENEM

Além da Universidade de Coimbra, outras instituições portuguesas de prestígio aceitam candidatos com a nota do ENEM. Entre elas estão as universidades de Lisboa, Porto, Aveiro, Madeira, Açores, Beira Interior, Minho, Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lusófona do Porto, Portucalense e Maia.

A nota do ENEM também é aceita pelos institutos politécnicos em Portugal, entre os quais estão o de Leiria, Beja, Porto, Portalegre, Cávado e do Ave, Coimbra, Guarda, Viseu, Santarém, Setúbal, Bragança, Castelo Branco, Maia, Instituto de Estudos Superiores de Fafe e Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.