Site da Baixada é aprovado no Matchfunding Enfrente para se tornar negócio social

No ano em que celebra 15 anos, portal poderá dar novos rumos à sua jornada

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A internet da Baixada Fluminense em 2006 era muito diferente da dinâmica de 2021: nos tempos do extinto Cadê? e de uma Wikipedia ainda vista com desconfiança, encontrar informações sobre o território, de uma forma geral, era um exercício cansativo. O portal G1, lançado em setembro daquele ano, ainda engatinhava. Duas milhões de visitas e quatorze anos depois, o Site da Baixada é percebido entre os veículos independentes e/ou comunitários mais respeitados do país.

Em 2021, o Site da Baixada entrou num momento de transição, deixando de ser apenas um portal para se tornar uma plataforma digital que mobiliza pessoas a favor da Baixada Fluminense: além do portal sitedabaixada.com.br, o SB também é ativo nas redes sociais e outros espaços como WhatsApp, além de manter iniciativas como o Baixadacast, a feiraBXD e o Boletim Baixada.

Todo o trabalho gira em torno da disputa de narrativa que enfrenta a ideia de um território definido pelas carências e o apresenta com outro olhar, mais afetuoso, atento à produção cultural e a histórias que dão orgulho de ser do território.

Ao longo dos seus 15 anos de história o Site da Baixada se tornou uma fonte de alta credibilidade, acessado por redações de jornais espalhadas pelo país. Suas páginas já se desdobraram em reportagens na TV Globo, GloboNews, CBN, O DIA, Extra, Rádio Nacional AM Rio, Rádio 84 FM e muitos outros veículos de alcance regional e nacional.

No início deste ano, a edição Geração de Trabalho e Renda do Matchfunding Enfrente convocou iniciativas emergenciais para recuperação de micro e pequenos negócios das periferias de todo o Brasil afetados pela pandemia – entre elas, o SB. Os contemplados terão suas campanhas de arrecadação triplicadas pelo Matchfunding Enfrente: a cada R$1 real arrecadado junto da audiência, o Fundo investe mais R$2. Iniciativas que baterem a meta de R$ 15 mil (R$5 mil do público + R$10 mil do Fundo) antes do prazo poderão continuar captando, porém sem a multiplicação.

A participação no matchfunding abre a possibilidade para uma estrutura maior, que permitirá a apuração de pautas mais complexas, a disputa de narrativa com a imprensa tradicional, o avanço na captação de recursos e, naturalmente, a ampliação da audiência. A meta da campanha, R$15 mil, deixará um legado de conteúdo e de mudança de vidas: profissionais que poderão contar com esta base e leitores que terão acesso a ainda mais serviços.

Além da produção de conteúdo, o Site da Baixada planeja a construção de um painel de mobilização sobre o seu conteúdo mais urgente, posicionando-o como a plataforma digital e cumprindo a sua missão na prática. O painel reunirá ferramentas que facilitem o engajamento das pessoas em torno de assuntos latentes como campanhas de doação de alimentos, o alto risco de contaminação por Coronavirus na Baixada Fluminense, reportagens de TV pautadas a partir do Site da Baixada, ações policiais que resultam em morte de inocentes e outros assuntos.

Para contribuir com a campanha, basta acessar o endereço: benfeitoria.com/sitedabaixada. São diferentes faixas de contribuição, onde os colaboradores poderão receber recompensas como camisetas, canecas e produtos digitais. Caso o apoiador tenha dificuldades em realizar a transação, o portal também recebe contribuições pelo pix@sitedabaixada.com.br, porém estas não são contabilizadas para o recebimento de recompensas.

SERVIÇO
Site da Baixada no Benfeitoria
http://benfeitoria.com/sitedabaixada

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