feiraBXD celebra o Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha com produtos da Baixada Fluminense

Publicado em:

Por

Fotografia: Jackson David / Pexels

Comemora-se, no dia 25/07, o Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha. A data foi criada em 1992 pelas mulheres negras da República Dominicana para pressionar a Organização das Nações Unidas (ONU) a assumir a luta contra as opressões de raça e gênero.

No Brasil, o dia 25 de julho também é o Dia da Mulher Negra e Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola símbolo de luta e resistência do povo negro.

Sabendo da importância da celebração desta data, a feiraBXD trouxe uma galeria de 5 produtos feitos na Baixada Fluminense por pequenas empresas de mulheres negras.

 

Penteado: box braids por Enraizzadas

enraizzadas

De Belford Roxo, o Enraizzadas nasceu como forma de driblar a crise financeira. Com o intuito de trazer mais da cultura e tradição por trás dos penteados, Carla Pereira, a mulher por trás do Enraizzadas, declara: “Trançar o cabelo, ainda é considerado algo simbólico e sagrado. As tranças eram uma forma de representar momentos, os povos africanos conseguiam se identificar através dela e até demostrar o estado civil. Para alguns grupos religiosos de matrizes africanas o Orí que é a nossa cabeça, sempre foi muito importante, então para cada forma que o cabelo é moldado tem uma função”

Instagram: @enraizzadas 

 

Brincos por Loja Bastet

A Bastet é uma loja de bijuterias para corpo e cabelo de Nilópolis cuja dona, uma professora de história e mestranda, utiliza a renda para sustentar os estudos. Todos os acessórios são produzidos a mão.
Instagram: @loja.bastet 

 

Lace Front Backer por Ayoola Acessorios

Uma loja que visa aumentar a auto estima das mulheres crespas com produtos que tratam especificamente dos seus tipos de cabelos. A Ayoola Acessórios é uma marca especializada na venda de toucas de cetim, laces e wigs.

Instagram: @ayoolaacessorios

 

Nagô fininha com afro puff por Ateliê Menina Afro

O Ateliê Menina Afro é um salão localizado em São João de Meriti que se descreve com “o propósito é resgatar autoestima de mulheres pretas, através das tranças”.  O salão também realiza o envio de tranças prontas para todo o Brasil.

Instagram: @ateliemeninaafro

 

 Cadernos afetivos por Manuscrito

A Manuscrito é uma marca de cadernos artesanais feitos a partir de matéria prima reciclada. “Surgiu, a princípio, como uma forma de ganhar dinheiro para me ajudar no sustento diário, já que somente como atriz eu não conseguia grana suficiente, ao longo do tempo fui transportando a sustentabilidade e minha forma de fazer política nos cadernos”, contou a dona Débora Crusy.

Instagram:  @manuscrito_bxd 

 


A feira não para por aqui! No instagram, o perfil @feirabxd divulga todos os produtos em destaque na semana e também traz curiosidades, imagens de bastidores e recebidos. Além disso, no site feirabxd.com.br, você pode encontrar todos os expositores cadastrados.

Vale lembrar que a participação na feiraBXD é totalmente gratuita e o cadastro pode ser feito no website da iniciativa, que tem uma curadoria editorial para a montagem de cada semana.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.