São João de Meriti recebe formação de lideranças sociais durante o mês de outubro

Publicado em:

Por

Lideranças de diversos bairros de São João de Meriti iniciaram a formação do Projeto Nossa Meriti, iniciativa liderada pelo Instituto Cultural Cerne (ICC) junto a mobilizadores sociais, com o apoio da Casa Fluminense, que visa o diálogo entre lideranças e a construção coletiva de propostas de políticas públicas para a cidade da Baixada. A primeira aula aconteceu na última segunda-feira (04) no auditório da Universidade Estácio, em Vilar dos Teles. A aula contou com a presença da historiadora Aline Costa e do professor Rodney Albuquerque, diretor do IFRJ São João de Meriti. Conduziram a atividade os coordenadores Douglas Almeida e Vinícius Baião. Esta é a primeira vez que São João de Meriti recebe uma formação com a metodologia da Casa Fluminense.

A iniciativa selecionou 48 pessoas para passarem durante todo mês de outubro por um curso intensivo que contém na ementa a história da Baixada Fluminense, como criar uma agenda local, como identificar as prioridades do município, além de aulas de comunicação, ativismo e mobilização. A meta é construir como resultado desse processo uma agenda local, baseada na Agenda 2030 da ONU e na experiência que a Casa Fluminense já desenvolveu em outros municípios da Região Metropolitana do Rio.

Segundo Douglas Almeida, coordenador do projeto, “os problemas de São João de Meriti são grandes, por isso as lideranças sociais da cidade são chamadas para construírem coletivamente propostas para a redução da desigualdade e firmarem um pacto pela vida num município que hoje vive de forma intensificada os dramas da violência, do desemprego e da fome”.

Nesta quinta-feira ocorrerá a próxima aula com a participação do coordenador executivo da Casa Fluminense Vitor Mihessen, que apresentará o Guia para Agendas Locais 2030. Na próxima semana as lideranças desenharão um mapa de prioridades do município, com a ajuda da pedagoga Erika Glória, para servir de subsídio para a agenda local. Na aula sobre mobilização, os participantes poderão ouvir experiências exitosas de outros municípios, como o caso do Movimenta Caxias que será contado por um dos seus fundadores, o educador popular Wesley Teixeira.

O ICC, fundado em 2020 na cidade de São João de Meriti, é a formalização jurídica da Cia. Cerne que desenvolve seus trabalhos desde 2013, na área da cultura. No entanto, esse projeto dialoga com diferentes frentes temáticas, para além da cultura. O diretor da Cia Cerne, Vinícius Baião, afirma que “o projeto Nossa Meriti é a primeira ação concreta do Instituto que extrapola as atividades artísticas e culturais, dialogando diretamente com o futuro da cidade onde o grupo está sediado”.

Mesmo com as inscrições encerradas no último sábado, quem tiver interesse em participar como ouvinte ou saber mais sobre a iniciativa pode entrar em contato pelo e-mail meritinossa@gmail.com ou pelo instagram @nossameriti.

O curso é híbrido, com aulas presenciais itinerantes e aulas online.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.