Coletivo “Movimento da Roda” promove evento cultural e beneficente em Duque de Caxias
MOV.RUA acontece em comemoração ao Dia da Baixada Fluminense
Publicado em:
Por Fijó
Proposta em 2001 e atualizada em 2007, a Lei Ordinária 3.822/2002 estabelece o dia 30 de abril como sendo o “Dia da Baixada Fluminense“, referindo-se à inauguração da Primeira Ferrovia Brasileira, que ligava o Porto de Mauá – Estação da Guia de Pacobaíba, em Magé, à região de Fragoso. A intenção ao estabelecer a data era atender à necessidade de preservar, promover e celebrar a cultura e a história local baixadense, entendendo que essa inauguração foi um grande marco para a história do território.
De acordo com a lei, as comemorações da data deveriam dar-se “em todas as escolas da rede estadual de ensino público” e em “repartições públicas estaduais localizadas na região da Baixada”, mobilizando assim educação e cultura.
Esta data tem motivado artistas, comunicadores e articuladores culturais por toda a Baixada Fluminense a, de fato, celebrarem sua história e resistência. Um desses eventos atende pelo nome de MOV.RUA.
O MOV.RUA é um evento cultural e beneficente, idealizado pelo coletivo Movimento da Roda. O coletivo é formado por agitadores culturais e artistas de diversos gêneros – audiovisual, cantores, instrumentistas e afins.
“Somos moradores de Duque de Caxias, e vemos a necessidade de opções de lazer de qualidade, em espaço público, e que atendam à nossa pluralidade de linguagens e identidades, dada a região multicultural, multirracial e multifacetada na qual é composta a Baixada Fluminense.” – assina o Movimento da Rua em sua apresentação.
O evento, que terá sua segunda edição em 2023, bem no Dia da Baixada Fluminense (30/04, domingo), se trata de uma festa de bairro, de caráter popular, realizada na rua e 100% gratuita. A apresentação do Movimento da Rua continua:
“[para que] os moradores não precisem se deslocar para a região metropolitana em seu dia de folga em busca de eventos que muitas vezes nem se conectam com sua realidade”.
Além das apresentações de NATÖ, Movimento da Roda, Xari, Rojão, Clá Gouveia e Felipe Vaz, a programação desta segunda edição inclui: a exibição do curta “Existe Amor na BXD”, de Marina Maux, bem como um episódio especial e comemorativo com a Marina para o Ideias de Hermes Podcast, podcast baixadense; o lançamento oficial do clipe de “O Que Sobra é a Arte”, do NATÖ; a exposição “Mais Um Dia Ensolarado no Inferno”, do artista visual Michel Massolar; e dois sets de DJ – um com a DJ Laryh e um com o DJ Leandro. Todas atrações genuinamente baixadenses.
O artista Kave ficará responsavel pelo mural de grafiti que será feito ao vivo, assim como na primeira edição. Este primeiro mural também faz parte do clipe que será exibido. Renato Mello estará com as Flash Tattoo e ainda o grupo Efígie, quarteto de rap de Xerém.
Unindo-se à educação e à democratização do lazer, também acontecerão intervenções do “Projeto Aulada”, um projeto de educação popular encabeçado também pelo NATÖ; além daquele pula-pula para as crianças se divertirem na festa da região. A previsão de início do evento é de 14h (duas da tarde), estendendo-se até o final da noite.
Para auxiliar na realização do evento, o coletivo está arrecadando fundos através de uma campanha de financiamento coletivo, com um vídeo nas redes onde todas as atrações fazem um apelo, para que o evento ocorra da melhor forma possível.
A apresentação do Movimento da Rua finaliza: “Nós, do coletivo Movimento da Roda, acreditamos no poder da cultura e da arte na transformação da vida em comunidade. (…) Já fizemos uma vez. Chegou a hora de fazer de novo.”
SERVIÇO
Movimento da Roda apresenta: MOV.RUA
30 de abril, 14h.
Evento gratuito.
Bar do Chileno;
Av. Manoel Duarte, 1051 – Parque Lafaiete, Duque de Caxias.
Link para o financiamento coletivo: https://benfeitoria.com/projeto/apoie-o-movrua-2-16c0
—
Foto de capa: Bruno Fernandes