Japeri: CRAS Santa Amélia vai atender nove bairros da região de Engenheiro Pedreira

Publicado em:

Por

A Prefeitura de Japeri inaugurou nesta sexta-feira, 1° de dezembro, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), no bairro Santa Amélia. O equipamento que atua por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast), era uma promessa da gestão municipal aos moradores que antes precisavam se deslocar até a localidade do Alecrim para receber o atendimento em programas e projetos sociais governamentais.

Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho, Ana Paula Alves, a inauguração é uma volta pra casa. “Estamos de volta ao bairro Santa Amélia e eu agradeço a confiança da gestão que vem construindo em cada bairro, em cada cantinho da nossa cidade espaços em que a população pode ser atendida com dignidade e respeito”, disse a gestora.

A chefe do executivo, Dra Fernanda Ontiveros, destacou que a terceira edição do Programa Prefeitura em Movimento foi no bairro Santa Amélia e que na ocasião acolheu a demanda dos moradores que apontaram a necessidade do bairro ter um Cras. “Eu vim aqui hoje cumprir uma missão, entregar aos moradores o que prometi em, (3) de junho, quando tivemos aqui com todos os serviços da gestão municipal no Prefeitura em Movimento”, relembrou a prefeita.

“Esse é um aparelho muito importante da assistência e a gente sabe a necessidade dele na cidade. Sabemos que precisamos ampliar a rede na saúde, educação, assistência e cultura. E eu vou trabalhar muito, junto com minha equipe para realizar muitas entregas como essa”, expôs Fernanda.

A gestora da cidade agradeceu ao morador Jober Paulo dos Santos, pelo acolhimento e parceria. O novo Cras vai funcionar numa loja da família dele. “Obrigada por nos ajudar, agora o morador do bairro vai ser atendido de forma muito mais eficiente, e é essa a nossa missão”, completou Ontiveros.

De acordo com Jober, os moradores da localidade tinham que se deslocar para o Cras do Alecrim, que fica muito distante. “Agora eu tô feliz. Meu espaço está servindo para um bem público e eu e meus vizinhos temos a assistência social aqui bem perto”, relatou o morador.

A moradora Natalina Nunes de Almeida foi a primeira a ser atendida no novo Cras, antes mesmo da inauguração. Ela que precisava de orientações para cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC) para um parente, saiu satisfeita com o atendimento. “Perto da minha casa, pude receber a orientação necessária e a informação de outros serviços que posso usufruir”, disse ela, enquanto era atendida pela assistente social Rosângela Aguiar.

O Cras Santa Amélia está localizado na Estrada da Saudade, s/n, Lote 04 Quadra 01 – Santa Amélia, em Engenheiro Pedreira

A unidade vai atender aos moradores dos bairros Belo Horizonte, Santo Antônio, São Benedito, Santa Branca, Casa Nova, Rio D’Ouro, Normandia, Alzejur e Laranjal.

A população aprovou a iniciativa e aplaudiu a entrega. Estiveram presentes no evento o vice-prefeito Carlos Januário, os vereadores Professor Josimar, Rogerinho da RR e Matheus Ferraz e diversos secretários e subsecretários municipais, além de funcionários do governo.

O Cras é a porta de entrada para o acesso aos serviços públicos de assistência social. Ele atua diretamente nos territórios com os índices de vulnerabilidade social e oferece serviços assistenciais, buscando fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. No equipamento acontecem ainda a oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.