Agência Móvel da Previdência Social atenderá na Baixada Fluminense

Publicado em:

Por

Este ano, a programação da Agência Móvel da Previdência Social (PREVMóvel) no Estado do Rio de Janeiro se encerrará com duas atividades. No dia 27 de dezembro, a unidade de atendimento entregará serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos residentes do bairro de Campo Grande, localizado na Zona Oeste do Rio. No dia 28 deste mês, a iniciativa considerará segurados de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Os atendimentos acontecerão todos os dias das 8h às 14h.

Os cidadãos podem consultar os serviços do PREVMóvel sobre quaisquer dúvidas sobre o site e o aplicativo Meu INSS, incluindo quais benefícios eles têm direito e as regras de concessão. Além disso, entre outros procedimentos, é possível fazer consultas e acerto de cadastro no INSS, simular aposentadoria, emitir senha, protocolos de benefícios e emitir documentos como os extratos de crédito e consignação e o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Não há necessidade de agendar pela Central 135. O atendimento na unidade móvel é baseado no número de pessoas chegadas.

O governo federal introduziu o serviço em 1999. Na ocasião, cinquenta veículos foram comprados para fornecer atendimento em vários locais do país, bem como em locais difíceis de acessar e em situações de calamidade. A falta de manutenção nos furgões prejudicou o atendimento devido ao desgaste causado pelas longas distâncias percorridas.

No entanto, o serviço voltou a funcionar em agosto deste ano, com a reinauguração em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. O veículo que fornece atendimento itinerante para o estado foi recuperado e incorporado ao projeto de combate às filas do INSS por iniciativa do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e do superintendente Regional Sudeste III Rio de Janeiro, Marcos Fernandes.

A expectativa é que mais pessoas recebam atendimento pelo PREVMóvel e que a população tenha ainda mais acesso aos serviços previdenciários. O objetivo é atender aos indivíduos mais pobres e vulneráveis, bem como as pessoas que residem em áreas onde não há agências da Previdência Social.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse