Chuvas do fim-de-semana mudam a rotina da Baixada Fluminense

Pelo menos oito pessoas morreram; serviços públicos e moradores contabilizam prejuízos

Publicado em:

Por

Prevenção e ações em Meriti. Foto: Gabriel Torine.

Na última sexta-feira (12), o dia de calor deu lugar a uma das maiores tempestades dos últimos tempos na Baixada Fluminense. Ruas alagaram, postes caíram, fiações foram destruídas e o rastro de destruição cruzou quase toda a região. Pelo menos oito pessoas morreram na Baixada Fluminense, de acordo com o Estadão.

O castigo do tempo continuou no sábado (13), com mais de seis horas de chuvas intensas, sem pausa, deixando prejuízos até em casas construídas em lugares altos – vazamentos, goteiras e trombas d’água destruíram móveis e outros pertences em lugares que não costumam sofrer com a ação da natureza.

Em Nova Iguaçu, por exemplo, houveram diversos pontos de alagamento. As regiões do Centro, Posse e Comendador Soares foram as mais afetadas. De acordo com a Prefeitura de Nova Iguaçu, o Rio Botas transbordou em diferentes trechos, entre eles Estrada da Palhada, Rua Bernardino de Melo, em Comendador Soares, e no Moquetá.

Apesar do tempo mais moderado no domingo (14), muitas pessoas ainda procuravam abrigo nas casas de parentes até que a água baixasse. Foi um domingo onde o descanso trocou de lugar com o trabalho e muita gente dedicou o dia para a manutenção do lar.

Hoje, segunda-feira (15), na caixa de email do Site da Baixada começam a chegar alguns efeitos nos serviços públicos: a prefeitura de Japeri adiou o início da matrícula para os novos alunos, que aconteceria hoje e iria até o dia 19 – a nova data foi marcada para esta terça-feira (16) e vai até o dia (22). Duque de Caxias, Nova Iguaçu e outras cidades da Baixada Fluminense decretaram estado de emergência.

Em Magé, a prefeitura decretou estágio de alerta e disponibilizou 11 pontos de apoio distribuídos nos seis distritos.

Algumas cidades chegaram a formar um gabinete de crise, como Queimados, que chegou a colocar cem funcionários nas ruas durante o domingo, distribuídos entre serviços de limpeza e assistência social.

Para acompanhar a situação das chuvas na Baixada Fluminense, o Site da Baixada disponibilizou o link sitedabaixada.com.br/chuvas.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.