Fim de semana na Baixada Fluminense terá tempestade com possibilidade de granizo e forte calor

Publicado em:

Por

Na manhã desta sexta-feira (19), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de perigo para o estado do Rio de Janeiro. O aviso é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. O Instituo prevê ainda o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O INMET alerta que está se formando uma frente fria sobre o Oceano Atlântico.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) traz a previsão de chuvas para a região metropolitana do Rio de Janeiro de sábado até terça-feira.

A previsão do INMET indica que a região serrana, vizinha do Rio de Janeiro, poderá sofrer maiores consequências da mudança climática no domingo. O alerta de perigo vai até domingo.

Algumas organizações governamentais já estão se preparando para o temporal. O Detran.RJ, por exemplo, informa que adiou o mutirão para emissão da carteira de motorista, que aconteceria neste sábado (20/1).

Vai chover na Baixada Fluminense?

Sim. Existe a previsão de fortes chuvas, apesar de possivelmente não ter o mesmo volume de água do último fim-de-semana. Ainda assim as previsões apontam para um longo período de precipitações.

Mesmo com chuvas, previsão é de forte calor

A água não chega para refrescar o morador da Baixada Fluminense. Apesar do temporal, a previsão ainda é de 34ºC a 24ºC para o sábado. Nesta sexta-feira a temperatura pode chegar aos 38ºC.

O que fazer em caso de temporal?

De acordo com o INMET, em situações como a prevista para este fim-de-semana existem três passos que o cidadão deve seguir:

  • Em caso de rajadas de vento:
    • Não busque abrigo embaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
    • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Desligue aparelhos elétricos e também o quadro geral de energia.
  • Procure a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.