Cartão Recomeçar será entregue em cidades da Baixada Fluminense afetadas pelas fortes chuvas

Publicado em:

Por

O Cartão Recomeçar é um benefício destinado a pessoas que perderam seus bens durante algum desastre natural. No último domingo (21/01), o governador Cláudio Castro determinou uma extensão imediata dos serviços e da assistência aos municípios que estão sendo afetados pela chuva que está atingindo o estado.

A medida reforça a ação do Governo do Estado para minimizar os efeitos dos últimos temporais e a previsão de chuvas mais fortes nas cidades da Baixada Fluminense, que é a região com maior demanda e ocorrências.

Quando será distribuído o Cartão Recomeçar?

Não existe uma data exata para a distribuição do Cartão Recomeçar. Para que ele chegue nas mãos das pessoas, alguns passos são necessários: desde o decreto de calamidade pública até a lista final filtrada pelas Prefeituras.

Para saber como receber o Cartão Recomeçar, o Site da Baixada preparou uma reportagem completa junto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro (SEDSODH).

Resumindo, os passos são:

  • Estar em um município sob decreto de calamidade pública ou emergência nível II ou III, homologado pelo Estado;
  • A família precisa estar inscrita no CadÚnico;
  • Ter uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos à época do ocorrido;
  • Comprovação de que o imóvel foi atingido e/ou os móveis danificados.

Cidades que vão distribuir o Cartão Recomeçar

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos continua monitorando as condições nos municípios para garantir que as pessoas mais necessitadas recebam o atendimento necessário. De acordo com os dados enviados pelo Governo do Estado pelas cidades do Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Miguel Pereira, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paty do Alferes, Quatis, Queimados, São Gonçalo e São João de Meriti, aproximadamente 14 mil pessoas foram desalojadas e cerca de 852 desabrigadas pelas chuvas.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.