Duque de Caxias realiza simulado de rompimento da barragem de Saracuruna junto da Petrobras

Publicado em:

Por

O próximo dia 30 será o dia em que a Defesa Civil Municipal e a Refinaria Duque de Caxias (Reduc) se reunirão para discutir a realização do simulado com risco de rompimento da Barragem de Saracuruna, em Xerém.

Esse simulado é realizado a cada três anos com a ajuda de voluntários do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), bem como de órgãos estaduais e municipais. O treinamento será no dia 2 de março.

Durante o exercício, cerca de 100 famílias serão retiradas e instruídas an abandonar suas casas com a ajuda de funcionários públicos. A reunião com os residentes acontecerá às 18h30 na Rua Márcio Santos Silva, 2.511, em Xerém, no espaço do Bar da Dileni.

A água bruta da Reserva Biológica do Tinguá é fornecida a Reduc pela represa. A simulação envolve membros da Defesa Civil do estado, do município, da Polícia Rodoviária Federal, dos Bombeiros, da Reduc, da Polícia Militar e de órgãos municipais (Secretarias de Saúde, Segurança, Obras e Assistência Social), bem como voluntários e líderes comunitários.

Como em exercícios anteriores, o cenário será a elevação da barragem de Saracuruna com risco de rompimento. Após os alertas de perigo emitidos pela Defesa Civil, começará a desocupação de residências nas proximidades.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.