Japeri: Castramóvel chega a 600 cirurgias em um mês de funcionamento

Gratuito, o serviço itinerante chegará a Praça Leni Ferreira, em junho

Publicado em:

Por

Em apenas um mês , o Castramóvel de Japeri alcançou a marca de 600 atendimentos desde que entrou em operação na cidade, em abril. As cirurgias estão sendo realizadas em cães e gatos, na Praça Vereador Wendel Coelho, em Engenheiro Pedreira.

Em caso de interesse, o cadastro pode ser feito pelo número de whatsapp 21965312007. Não aceitas ligações, somente mensagens.O serviço itinerante vai percorrer outros bairros do município. No próximo mês, os tutores poderão levar seus pets para a Praça Leni Ferreira, em Japeri, para realização das cirurgias. A ação faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Japeri e a Ong Segunda Chance RJ.

O projeto é fruto de emenda parlamentar da deputada federal licenciada, Rosangela Gomes, atual Secretária Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que visa colaborar com o controle populacional de animais, assim como a prevenção de doenças. O equipamento ficará na cidade durante um ano e conta com toda estrutura para oferecer o serviço de forma segura.

A castração proporciona benefícios que vão além da procriação. Evitam o câncer de mama e de útero nas fêmeas; o câncer de próstata nos machos, aumenta a longevidade e reduz a agressividade dos animais.

De acordo com o secretário da pasta de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Matheus Santos, o Castramóvel está sendo o maior sucesso na cidade. “O projeto do Castramóvel está sendo um verdadeiro sucesso. Até o momento foram feitas 600 cirurgias e pela primeira vez a Prefeitura está atendendo essa demanda na cidade. Isto diz muito sobre a atenção e o cuidado com os cães e gatos, além de evitar doenças e controle populacional”, comemorou.

Segundo os organizadores, podem ser castrados animais que tenham no mínimo cinco e no máximo vinte quilos. Já os felinos não possuem um peso estabelecido. É um pré-requisito para a castração os animais terem até 07 anos, não estarem no cio, prenhas, amamentando ou com leite.

No dia da cirurgia é recomendado que o animal esteja em jejum de 8 horas de água e comida. O procedimento tem duração de, no mínimo, 40 minutos. Antes da castração, os pets passam por uma avaliação com o veterinário, que orientará se os mesmos estão ou não aptos para o procedimento.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse