Mageenses devem receber alertas extremos de desastre em simulado no próximo sábado

Publicado em:

Por

No próximo sábado, 10 de agosto, moradores de Magé podem receber alertas extremos de desastres, mas não há motivo para preocupação. As mensagens fazem parte de um simulado do projeto-piloto “Cell Broadcast” que ocorrerá em Petrópolis. Os alertas serão enviados com base na localização dos celulares, independentemente de cadastro prévio, e os moradores de Magé podem ser atingidos devido à proximidade com Petrópolis.

O sistema “Cell Broadcast” foi desenvolvido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) em parceria com a Anatel. Este projeto, criado pelo Governo Federal, visa enviar mensagens de alerta extremo em situações de risco iminente de desastres. O piloto será lançado em 11 cidades, incluindo Petrópolis, o que pode causar a recepção dos alertas em municípios vizinhos, como Magé.

A Anatel destaca que o objetivo do projeto é apoiar as ações da Defesa Civil na prevenção e mitigação dos impactos de desastres, avisando a população sobre eventos como alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. A agência federal reforça que o conteúdo dos alertas é de responsabilidade dos órgãos de Defesa Civil, que possuem informações detalhadas sobre os fenômenos.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.