Transpetro mobiliza população de Itaguaí sobre segurança nas faixas de dutos
Publicado em:
A Transpetro promove, a partir desta semana, uma ampla mobilização no Estado do Rio de Janeiro para marcar o Dia da Segurança na Faixa de Dutos. Realizada anualmente em 16 de agosto, a iniciativa é conhecida como Dia do 168, em alusão ao telefone gratuito criado pela companhia para contato direto com a população.
A ação conscientiza para a importância do combate à intervenção de terceiros nos dutos e busca estreitar o relacionamento com as comunidades do entorno das operações contra a prática ilegal de desvio de petróleo e derivados em dutos, que coloca em risco a sociedade e o meio ambiente.
Os municípios contemplados nessas ações receberão atividades que visam conscientizar a comunidade sobre a importância da participação dela na manutenção e preservação das faixas de dutos. Em Miguel Pereira, serão realizadas atividades recreativas, oficinas de desenho e cortes de cabelo para a população. Já em Macaé, ocorrerão oficinas de maquete e de pipa, quiz sobre os cuidados na faixa, disputa de dança e apresentação de capoeira.
Além dessas atividades, o município de Itaguaí receberá a Copa Transpetro, o Cine Transpetro e ações dos projetos “Do Mangue ao Mar” e “Craque do Amanhã” no bairro Leandro no dia 16.
Nas comemorações do Dia do 168, a Transpetro se une a órgãos públicos e privados em ações que ocorrem simultaneamente em várias comunidades das áreas próximas às faixas de dutos. A expectativa é engajar mais de 8 mil pessoas nas mais diversas atividades. Este ano, há ações nos estados do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
“A atuação da Transpetro cada vez mais próxima das comunidades é uma marca da nossa gestão. Reconhecemos a importância dessa parceria para seguirmos operando com segurança, e vamos continuar investindo na promoção da qualidade de vida das pessoas”, afirma o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.
O tridígito 168
A Transpetro disponibiliza o número 168 para receber notificações sobre qualquer atividade suspeita nas proximidades das faixas de dutos, como movimentações noturnas e a presença de máquinas pesadas. O canal é gratuito, garante o anonimato de quem liga e está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Essa linha direta auxilia no combate aos furtos de combustíveis, um crime que coloca em risco a segurança da comunidade e o meio ambiente, além de impactar o suprimento do mercado nacional.
A parceria com a comunidade por meio do telefone 168, a colaboração com os órgãos de segurança pública e a aplicação de uma tecnologia de ponta fizeram os índices desses crimes caírem de 201 registros, em 2020, para 28, em 2023.