Transpetro mobiliza população de Itaguaí sobre segurança nas faixas de dutos

Publicado em:

Por

A Transpetro promove, a partir desta semana, uma ampla mobilização no Estado do Rio de Janeiro para marcar o Dia da Segurança na Faixa de Dutos. Realizada anualmente em 16 de agosto, a iniciativa é conhecida como Dia do 168, em alusão ao telefone gratuito criado pela companhia para contato direto com a população.

A ação conscientiza para a importância do combate à intervenção de terceiros nos dutos e busca estreitar o relacionamento com as comunidades do entorno das operações contra a prática ilegal de desvio de petróleo e derivados em dutos, que coloca em risco a sociedade e o meio ambiente.

Os municípios contemplados nessas ações receberão atividades que visam conscientizar a comunidade sobre a importância da participação dela na manutenção e preservação das faixas de dutos. Em Miguel Pereira, serão realizadas atividades recreativas, oficinas de desenho e cortes de cabelo para a população. Já em Macaé, ocorrerão oficinas de maquete e de pipa, quiz sobre os cuidados na faixa, disputa de dança e apresentação de capoeira.
Além dessas atividades, o município de Itaguaí receberá a Copa Transpetro, o Cine Transpetro e ações dos projetos “Do Mangue ao Mar” e “Craque do Amanhã” no bairro Leandro no dia 16.

Nas comemorações do Dia do 168, a Transpetro se une a órgãos públicos e privados em ações que ocorrem simultaneamente em várias comunidades das áreas próximas às faixas de dutos. A expectativa é engajar mais de 8 mil pessoas nas mais diversas atividades. Este ano, há ações nos estados do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

“A atuação da Transpetro cada vez mais próxima das comunidades é uma marca da nossa gestão. Reconhecemos a importância dessa parceria para seguirmos operando com segurança, e vamos continuar investindo na promoção da qualidade de vida das pessoas”, afirma o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.

O tridígito 168

A Transpetro disponibiliza o número 168 para receber notificações sobre qualquer atividade suspeita nas proximidades das faixas de dutos, como movimentações noturnas e a presença de máquinas pesadas. O canal é gratuito, garante o anonimato de quem liga e está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Essa linha direta auxilia no combate aos furtos de combustíveis, um crime que coloca em risco a segurança da comunidade e o meio ambiente, além de impactar o suprimento do mercado nacional.

A parceria com a comunidade por meio do telefone 168, a colaboração com os órgãos de segurança pública e a aplicação de uma tecnologia de ponta fizeram os índices desses crimes caírem de 201 registros, em 2020, para 28, em 2023.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.