Horto Botânico Sérgio Luiz da Silva será reinaugurado em Meriti nessa segunda, 11/11, às 15h

Publicado em:

Por

A área de 1.500 m² de Mata Atlântica, no bairro da Venda Velha, conta com uma sede administrativa, estufa com 120m², bangalô e uma nascente com riacho, a Fonte Carioca. Antigos moradores contam que, antes mesmo da fundação do município, a mina era o único local da região para retirar água para o consumo das famílias e uso nas atividades do lar, como lavar roupas e higiene pessoal.

A reforma feita no local inclui a ampliação da sede administrativa, a recuperação da cobertura da estufa, a aquisição de mobiliários novos, a criação de um parquinho para atividades infantis e a implantação de uma Sala de Educação Ambiental. O horto é administrado pela Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade e contribuirá com a produção de mudas de árvores para projetos municipais de paisagismo, arborização urbana e reflorestamento das unidades de conservação, além de receber estudantes da rede pública e visitantes para atividades e eventos de Educação Ambiental na sala de aula e também ao ar livre.

Criado em 2008, o horto passou por uma primeira revitalização em 2021 e dois anos depois a unidade recebeu, por meio da Lei 2.431 de 10 de outubro de 2023, um novo nome: Horto Botânico Sérgio Luiz da Silva em homenagem a um dos mais ilustres defensores da causa ambiental do município.

O horto é aberto ao público e o horário de funcionamento é das 8h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira.

O homenageado:

O servidor público Sérgio Luiz da Silva foi um cidadão que dedicou parte de sua vida à busca pela conservação e pela preservação de áreas verdes da cidade e pelo fortalecimento da gestão pública ambiental.

Carioca, mudou-se quando adolescente para São João de Meriti. Como visionário da sua época, entendeu a necessidade de proteger importantes áreas verdes já que o município vinha sofrendo com o crescimento desordenado como acontece em tantos outros pelo país.

Foi vereador e presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente. Contribuiu para a criação de diversas leis ambientais e para a criação de uma secretaria municipal para cuidar exclusivamente das políticas públicas de meio ambiente. Promoveu a participação da sociedade civil com a criação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e a implantação de projetos de reflorestamento, entre outras grandes ações ambientais.

Também contribuiu para a criação do Parque Natural Municipal Jardim Jurema e de outras cinco Áreas de Proteção Ambiental. (APA Santo Antônio, APA do Parque Vitória, APA Andorinhas, APA do Limoeiro, APA da Aeronáutica).

Em 2017, foi nomeado pelo prefeito Dr. João Ferreira Neto como superintendente de Políticas para a Qualidade de Vida e Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade. Foi o último cargo público que exerceu. Faleceu aos 68 anos, em 30 de agosto de 2023, e sua vida profissional contribuiu de maneira significativa para o município. Ele foi um grande orgulho para a gestão ambiental.

Serviço:

Reinauguração do Horto Botânico Sérgio Luiz da Silva

Data: 11 de novembro de 2024

Horário: 15h

Endereço: Rua Cléia, s/n – Venda Velha, São João de Meriti – RJ

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.