Abastecimento de água é retomado gradativamente na Baixada Fluminense
Intervenções realizadas pela Águas do Rio durante manutenção do Sistema Guandu prometem melhorias no fornecimento de água para a região.
Publicado em:
Após a manutenção anual do Sistema Guandu, realizada pela Cedae, a Águas do Rio concluiu intervenções importantes para melhorar o abastecimento de água em municípios da Baixada Fluminense. O trabalho envolveu a substituição de registros, instalação de válvulas e comportas, e a setorização das redes de distribuição em cidades como Nova Iguaçu, Mesquita, Duque de Caxias e São João de Meriti.
Com o restabelecimento gradual da produção de água pelo Guandu, o abastecimento deve ser normalizado até o próximo sábado (30/11). Áreas altas e regiões distantes podem enfrentar um período mais longo de recuperação, mas ações como o envio de caminhões-pipa a hospitais e clínicas estão sendo priorizadas de acordo com a Águas do Rio.
A empresa reforça que essas melhorias foram planejadas para garantir um fornecimento mais eficiente e evitar grandes transtornos futuros. Durante a paralisação, a Cedae operou o sistema com capacidade reduzida, e a Águas do Rio recomendou o uso racional da água armazenada pelos moradores.
A instalação de novos equipamentos, como medidores e válvulas, também promete maior controle sobre o fluxo e a pressão da água, reduzindo impactos de manutenções futuras e otimizando o consumo.
Moradores podem entrar em contato pelo 0800 195 0195 para informações ou solicitações emergenciais.