Dida Nascimento celebra cultura nordestina e legado em Belford Roxo com o single “Semente Verde”

Lançamento dá início ao projeto “Sempre Severino”, que exalta raízes culturais e a rica trajetória artística do cantor.

Publicado em:

Por

O cantor e compositor Dida Nascimento lança nesta sexta-feira (29) o single Semente Verde, que marca o início de seu novo projeto, Sempre Severino. A música é um convite à reflexão sobre encontros, escolhas e legados, enquanto celebra as raízes nordestinas de Dida e sua relação com Belford Roxo, cidade da Baixada Fluminense onde o artista construiu uma sólida trajetória cultural.

Um legado de mais de 40 anos na Baixada Fluminense

Dida Nascimento é um nome indispensável quando se fala em cultura na Baixada. Além de cantor e compositor, ele é artista plástico e fundador do Centro Cultural Donana, espaço que fomenta a arte em Belford Roxo há décadas. O Donana abriga projetos como o Cineclube, o Sarau Donana e oficinas gratuitas de capoeira, música, desenho, moda e audiovisual, beneficiando a comunidade local.

Foi nesse centro cultural que surgiram nomes icônicos da música brasileira, como O Rappa e Cidade Negra. Com mais de 40 anos de atuação, Dida também liderou grupos como KMD5 e Negril, referências da cena reggae da Baixada, e lançou o álbum solo Nação Híbrida, com colaborações de artistas como Arnaldo Antunes e Marcelo Yuka.

“Semente Verde”: encontros e ancestralidade

Gravado entre Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, o single Semente Verde reflete sobre amores, amizades e ancestralidade. A faixa mistura poesia e vivências pessoais, explorando os opostos entre positivo e negativo.

Semente Verde são histórias curtas, textos e haicais que reuni nessa música. A ideia é falar de algo que plantamos porque queremos que cresça e se torne algo bom”, explica Dida.

Produzida por Alencar Martins, a música conta com um time de músicos talentosos: Vagner Nascimento (baixo), Igor Terror (guitarra), Dicinho Areias (sanfona), Alencar Martins (violões) e Ed Encarnação (bateria e percussão).

Clipe gravado no Centro Cultural Donana

O videoclipe de Semente Verde será lançado no canal de Dida Nascimento no YouTube ao meio-dia desta sexta. Gravado no Centro Cultural Donana, o clipe narra um encontro entre duas pessoas, desde a troca de olhares até um show do projeto Sempre Severino.

A direção é de Azis Gabriel e conta com a participação de artistas locais dos Núcleos de Danças Urbanas e Capoeira do Donana, valorizando ainda mais o vínculo do cantor com sua comunidade.

Projeto “Sempre Severino” e novas influências

Com o projeto Sempre Severino, Dida busca revisitar sua carreira com influências que vão da MPB dos anos 70 ao reggae e à música experimental. Sem data de lançamento definida, o repertório promete ser um reflexo da mistura única de vivências e raízes que moldaram sua trajetória artística.

Para conferir o single e o videoclipe, acompanhe o canal oficial de Dida Nascimento no YouTube.

 

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *