Comunicação Digital na Baixada Fluminense: Quais cidades estão liderando o diálogo online?

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As redes sociais têm se tornado uma ferramenta essencial para a comunicação entre prefeituras e cidadãos. No Instagram, muitas cidades da Baixada Fluminense têm aproveitado essa plataforma para divulgar projetos, serviços e ações, além de incentivar a participação pública. Mas quais municípios realmente se destacam na interação com a população?

Em busca de respostas, o Site da Baixada fez um levantamento dos principais números das redes sociais oficiais das prefeituras na Baixada Fluminense*. Os dados foram extraídos entre 11h e 13h de sábado (07/12), direto do Instagram, levando em consideração as últimas 9 publicações de cada conta.

Guapimirim lidera em engajamento e proporção de seguidores

Guapimirim é a cidade com melhor desempenho proporcional no Instagram, destacando-se em engajamento e alcance. Com números impressionantes equivalentes a 67,90% da população seguindo o perfil oficial da prefeitura, a cidade demonstra uma conexão intensa entre gestão pública e cidadãos. Além disso, sua taxa de engajamento atinge 21,2%, um índice que evidencia alta participação em curtidas, comentários e compartilhamentos nas publicações.

Esse cenário está transformando o perfil digital de Guapimirim em um verdadeiro canal de diálogo e engajamento, porém as ações do ‘Fantástico Natal de Guapi‘ podem estar alavancando os números. 4 das últimas 9 publicações têm relação direta com o Natal. Além disso, a prefeitura faz uso do formato reels, que tem uma distribuição privilegiada pela plataforma.

Outro fator que está impulsionando o conteúdo de Natal é a programação que a cidade organizou: são diversas atividades concentradas na Praça Jardim da Cotia, que tem até pista de patinação no gelo. O assunto acaba se tornando midiático e gera engajamento nas redes sociais, afinal está associado a um assunto em alta no mundo inteiro, que é o natal.

Paracambi e Queimados também brilham em interações

Paracambi ocupa o segundo lugar na taxa de engajamento, com 15,7%, e apresenta uma proporção de seguidores equivalente a 34,56% da população. O conteúdo do instagram é mais voltado a serviços ao cidadão, porém quando o assunto é o Cartão Recomeçar, o engajamento nas publicações se eleva consideravelmente.

Queimados, por sua vez, registra 9,8% de engajamento, mesmo com menos seguidores em números absolutos. A cidade demonstra que é possível estabelecer diálogo ativo mesmo com um público menor, focando em interações mais significativas.

Duque de Caxias e Nova Iguaçu enfrentam desafios em engajamento

Os municípios mais populosos da Baixada Fluminense, Duque de Caxias (808.161 habitantes) e Nova Iguaçu (785.867 habitantes), têm altos números de seguidores – 146 mil e 142 mil, respectivamente. No entanto, ambos enfrentam dificuldades em engajamento, com índices de apenas 0,9% e 5,9%. Além disso, a proporção de seguidores em relação à população é baixa, cerca de 18%.

Perfil oficial da Mamãeguaçu, a Mãe da Baixada“: Nova Iguaçu mantém o seu posicionamento na bio como “mãe da Baixada”, porém seus conteúdos recentes estão mais voltados à prestação de contas para a população sobre as suas atividades do que com alguns conteúdos que a Prefeitura já produziu voltados para engajamento utilizando esse posicionamento.

Esses dados sugerem que, apesar do alcance potencial, as estratégias de comunicação digital nessas cidades podem ser aprimoradas para incentivar maior participação e diálogo com os cidadãos.

Rankings das prefeituras no Instagram

Tamanho não é documento e Guapimirim entra no ranking para comprovar isso. Todo o seu potencial turístico mostra nas redes sociais que ele traz resultados: e quanto maior o alcance da Prefeitura com estes conteúdos, maior se torna a chance de atrair turistas da metrópole carioca que desejam sair da rotina.

Por número de seguidores:

  1. Duque de Caxias: 146 mil
  2. Nova Iguaçu: 142 mil
  3. Magé: 88,2 mil
  4. Itaguaí: 59,1 mil
  5. Belford Roxo: 55,3 mil

Por proporção de seguidores:

  1. Guapimirim: 67,90%
  2. Paracambi: 34,56%
  3. Queimados: 30,81%
  4. Nilópolis: 25,35%
  5. Mesquita: 24,71%

Por taxa de engajamento:

  1. Guapimirim: 21,2%
  2. Paracambi: 15,7%
  3. Queimados: 9,8%
  4. São João de Meriti: 8,4%
  5. Nova Iguaçu: 5,9%

Por que engajamento é mais importante que número de seguidores?

Ter muitos seguidores não garante sucesso na comunicação digital. O engajamento, que mede a interação real dos usuários com os conteúdos, é o indicador mais relevante para avaliar o impacto e a eficácia das estratégias de comunicação.

Prefeituras como Guapimirim e Paracambi demonstram que é possível conquistar engajamento expressivo com conteúdo relevante, participativo e focado nas demandas dos cidadãos. Por outro lado, cidades maiores devem buscar estratégias mais direcionadas para transformar seguidores em cidadãos ativos e engajados.

Cosideradas ‘as capitais da Baixada’, Nova Iguaçu e Duque de Caxias têm muito espaço para explorar a programação cultural de seus aparelhos públicos e também os seus atrativos – especialmente as cachoeiras. Repletas de áreas verdes e centros comerciais muito ativos, não é difícil garimpar boas histórias inspiradoras entre os cidadãos – que podem se tornar conteúdos com alto engajamento nas redes sociais.

Oportunidades para melhorar a comunicação na Baixada Fluminense

De acordo com o Guia de Boas Práticas para Redes Sociais, da Secretaria de Comunicação Social, as redes sociais são ferramentas essenciais para ouvir críticas, mapear necessidades e construir respostas com os cidadãos. Para as prefeituras da Baixada Fluminense, isso significa:

  • Criar conteúdos mais acessíveis e visuais.
  • Incentivar a participação ativa da população, com enquetes, consultas e caixas de perguntas.
  • Investir em respostas rápidas e humanizadas nos comentários.
  • Usar linguagem inclusiva e que conecte diretamente com os interesses locais.

Afinal, redes sociais são mais do que plataformas de divulgação: elas têm o potencial de transformar a relação entre governos e comunidades, aproximando o poder público das reais necessidades dos cidadãos.

* A extração de dados foi totalmente manual para garantir a precisão dos dados, que foram tratados com ajuda de inteligência artificial: ChatGPT e Google Gemini.

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