Estudantes da Baixada Fluminense lançam livros sobre preservação ambiental em projeto transformador
SuperAutor envolve alunos de 6 a 12 anos em escrita criativa e conscientização ambiental
Alunos de cinco escolas da Baixada Fluminense participaram de um momento especial ao lançarem seus próprios livros em uma tarde de autógrafos emocionante. A atividade marcou o encerramento do projeto SuperAutor, promovido pela concessionária Águas do Rio em 13 escolas públicas fluminenses, com o objetivo de incentivar a escrita, a leitura e a preservação ambiental.
Cerca de 287 estudantes, com idades entre 6 e 12 anos, tornaram-se autores e ilustradores de suas histórias, apresentando os livros a familiares, professores e colegas. A iniciativa promoveu a união entre educação e impacto social, transformando a criatividade das crianças em um instrumento de conscientização cidadã.
Escrevendo histórias e cultivando valores
O SuperAutor envolveu os alunos em um processo de criação literária durante seis encontros, nos quais desenvolveram textos e ilustrações que abordavam temas como saúde, cidadania e meio ambiente. Todo o suporte foi oferecido às escolas, desde materiais pedagógicos até vídeos online e capacitação para os professores. Além disso, as famílias foram incentivadas a reforçar os aprendizados em casa, fortalecendo os laços entre escola, comunidade e núcleo familiar.
Cristiana José, diretora da Escola Municipal Carlos Pereira Neto, em Queimados, destacou o impacto positivo da iniciativa:
“Iniciativas como essa desenvolvem a criatividade, o senso crítico e a valorização da leitura nos alunos, além de tratar de questões importantes, como a preservação ambiental. Esses jovens são os futuros usuários dos recursos que preservamos agora.”
O poder da educação e da criatividade
Para os alunos, a experiência foi uma oportunidade única de expressar suas ideias de maneira criativa e ganhar protagonismo em suas histórias. Samuel Felipe, de 6 anos, compartilhou sua empolgação com o processo:
“Escrever um livro foi muito divertido. No início, foi difícil pensar na história, mas, com o apoio da minha professora e da minha mãe, consegui criar e ilustrar o que eu queria. Adorei desenhar os personagens e compartilhar ideias com meus amigos.”
Além de estimular a leitura e a escrita, o projeto abordou a preservação dos recursos naturais, formando uma geração mais consciente. Anderson Lopes, supervisor de Responsabilidade Social da Águas do Rio, reforçou a importância da ação:
“Acreditamos que ações como essa são fundamentais para formar gerações mais comprometidas com a preservação dos recursos naturais. É inspirador ver os alunos expressando suas ideias de forma criativa e se tornando protagonistas de suas histórias.”
Inclusão e impacto social na Baixada
O SuperAutor já produziu cerca de mil exemplares impressos, beneficiando alunos de escolas de Belford Roxo, Japeri, Magé, Nova Iguaçu e Queimados, na Baixada Fluminense, além de outras cidades do estado, como São Gonçalo e Itaboraí.
O projeto destaca o potencial da educação em comunidades vulneráveis, unindo criatividade e aprendizado para formar cidadãos conscientes e capacitados para criar novas histórias, tanto na literatura quanto na vida real.