Golpes no IPVA: Saiba como se proteger de sites falsos e cobranças indevidas
O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran.RJ) emitiu um alerta para a população sobre golpes que envolvem notificações falsas de multas e pagamentos indevidos. Segundo o órgão, não são enviados comunicados sobre infrações de trânsito por e-mail ou SMS. Qualquer mensagem desse tipo é uma tentativa de fraude, podendo direcionar o cidadão a pagamentos indevidos.
Notificações de multas e pagamentos somente por vias oficiais
O Detran.RJ esclarece que as notificações de infração de trânsito são enviadas exclusivamente por carta registrada, encaminhada ao endereço cadastrado do usuário. Mensagens eletrônicas informando sobre multas ou suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não fazem parte da política do órgão.
Além disso, a única plataforma oficial do Detran.RJ é o site www.detran.rj.gov.br. Sites com endereços semelhantes podem aparecer em buscas na internet, mas são falsos e criados para enganar os usuários, redirecionando-os para o pagamento de boletos fraudulentos.
Para a quitação de multas, taxas de licenciamento e outros serviços, o Detran.RJ orienta que os contribuintes acessem diretamente o site do Banco Bradesco (www.bradesco.com.br), selecionando as abas “Produtos e serviços” e, posteriormente, “Pagamentos”.
Golpes no pagamento do IPVA
A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) também emitiu um alerta sobre fraudes no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). De acordo com a pasta, contribuintes têm relatado a existência de sites falsos que simulam a identidade visual dos canais oficiais para aplicar golpes.
Para evitar fraudes, o único site autorizado para emissão do Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (DARJ) é o https://ipva2025.fazenda.rj.gov.br. A partir do número do Renavam, os proprietários de veículos podem gerar as guias para pagamento à vista ou parcelado em três vezes.
A Sefaz-RJ também reforça que não envia documentos de pagamento e nem faz contato por telefone, e-mail, SMS ou aplicativos de mensagem. Para garantir segurança, é recomendado que os contribuintes digitem o endereço eletrônico diretamente no navegador, evitando acessos a sites suspeitos encontrados em mecanismos de busca.
Como consultar multas e pendências do veículo
Para verificar multas ou outras pendências do veículo, os motoristas podem utilizar o Posto Digital do Detran.RJ, acessível pelo site https://servicos.detran.rj.gov.br/logincidadao/acesso/login ou por meio do aplicativo do Detran, disponível nas principais lojas digitais.
O acesso a links fraudulentos pode resultar não apenas em prejuízo financeiro, mas também no roubo de dados pessoais e na instalação de vírus que comprometem a segurança dos dispositivos eletrônicos.
Canais oficiais para dúvidas e denúncias
O Detran.RJ orienta que os cidadãos que receberem comunicações suspeitas entrem em contato com a Ouvidoria do departamento por meio do site, na aba “Transparência”, ou pelos telefones (21) 2332-0438 e (21) 2321-0450. O atendimento também pode ser feito presencialmente na Avenida Presidente Vargas, 817, 8º andar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Já para dúvidas sobre o IPVA, os proprietários de veículos podem contatar a Secretaria de Estado de Fazenda pelos e-mails ipva.atendimento@fazenda.rj.gov.br ou pelos telefones (21) 2334-2620, 2629, 4637, 4440, 2584 e 4931.
Com essas medidas, os órgãos públicos buscam garantir mais segurança para os contribuintes e evitar prejuízos financeiros decorrentes de fraudes eletrônicas.