Governo do Estado decreta ponto facultativo durante o Carnaval
Medida foi publicada no Diário Oficial e vale para repartições públicas estaduais nos dias 28 de fevereiro, 3 e 5 de março de 2025. Serviços essenciais seguem funcionando.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro decretou ponto facultativo nas repartições públicas estaduais durante o período de Carnaval e na Quarta-Feira de Cinzas. A medida, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (13), estabelece que o expediente será facultativo nos dias 28 de fevereiro, 3 e 5 de março de 2025.
A decisão vale para órgãos e entidades da administração pública estadual, incluindo autarquias e fundações, com exceção daqueles que prestam serviços essenciais, como forças de segurança, hospitais e atendimentos de emergência.
Objetivo é garantir organização durante o período festivo
O governador Cláudio Castro destacou que a medida visa contribuir para a organização da cidade e garantir a segurança durante o feriado prolongado.
“O Carnaval é uma das festas mais importantes do nosso estado, que movimenta a economia e atrai turistas do mundo inteiro. Com essa medida, garantimos mais organização e segurança durante um período de muito movimento nas ruas, sem comprometer os serviços essenciais”, afirmou.
Impacto na Baixada Fluminense
Na Baixada Fluminense, o decreto pode influenciar o funcionamento de repartições estaduais, como delegacias, unidades do Detran-RJ e postos de atendimento estaduais. No entanto, serviços municipais seguem o calendário definido por cada prefeitura.
O Carnaval é um dos períodos de maior movimentação econômica na região, impulsionando setores como comércio, transporte e turismo. Além dos blocos de rua e eventos carnavalescos, muitos moradores aproveitam os dias de folga para viagens e atividades de lazer.