Governo do Estado reforça protocolos para escolas e hospitais para mitigar efeitos do forte calor no Rio

População conta com pontos de hidratação em locais estratégicos, e até os pets são contemplados. Defesa Civil amplia protocolos de alerta para prevenção aos efeitos do calor.

Por

#calor #emergência climática #Verão

O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou uma série de medidas para enfrentar os impactos das altas temperaturas que atingem o estado. Entre as ações estão a instalação de pontos de distribuição de água pela Cedae, protocolos reforçados nas escolas e ajustes nos atendimentos de emergência nos hospitais estaduais. O Corpo de Bombeiros também registrou aumento significativo nos casos de incêndios em vegetação, com mais de 500 ocorrências combatidas entre segunda e terça-feira (17 e 18 de fevereiro).

Escolas adotam medidas para proteger estudantes

Para garantir o bem-estar de alunos e professores, a Secretaria de Educação estabeleceu cinco diretrizes para incentivar a hidratação nas unidades escolares. Entre as medidas, está a oferta de alimentos mais leves na merenda e a redução de atividades ao ar livre. Em algumas instituições, a carga horária foi reduzida em até 50%, e as salas de aula estão recebendo mais ventiladores para amenizar o calor. Caso as aulas sejam encurtadas, o conteúdo pedagógico será disponibilizado por meio de plataformas digitais.

O governador Cláudio Castro destacou a importância dessas iniciativas: “Esses pontos de distribuição de água são fundamentais para que as pessoas possam aliviar o calor mais intenso nos próximos dias. Estamos orientando a nossa comunidade escolar a evitar atividades ao ar livre e manter a hidratação dos nossos jovens”.

Reforço no atendimento de emergência

A rede estadual de saúde também está se preparando para atender casos relacionados às altas temperaturas. O SAMU da capital contará com oito novos veículos para atendimento rápido, incluindo três carros e cinco motolâncias. As UPAs estaduais também estão sendo equipadas com bebedouros nas áreas externas, funcionando como polos de hidratação para pessoas em situação de vulnerabilidade.

A secretária de Saúde, Claudia Mello, explicou que a média de ligações para o SAMU aumentou 45% entre os dias 10 e 16 de fevereiro. “Com o direcionamento de oito veículos de intervenção rápida, vamos atuar com mais agilidade, evitando complicações em casos que inspirem cuidados”, afirmou.

Combate a incêndios em vegetação

Com a seca e o calor extremo, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) foi acionado para mais de 560 ocorrências de fogo em vegetação nos dias 17 e 18 de fevereiro. No acumulado do ano, mais de duas mil ocorrências já foram registradas, um aumento expressivo em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 700 casos.

De acordo com o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ), o risco de incêndios florestais é considerado “alto” nas regiões Sul, Baixada Fluminense e Serrana, e “muito alto” na Capital e nas regiões Metropolitana, Baixada Litorânea, Norte e Noroeste.

Pontos de hidratação e apoio aos pets

A Cedae lançou a iniciativa “Frota da Hidratação”, distribuindo água potável em locais de grande circulação. Os pontos incluem Central do Brasil, Cidade Nova, Bangu, Irajá, Madureira, Cinelândia e Praça XV, funcionando até sexta-feira (21/2), das 8h às 19h.

Os locais atendidos incluem:

  • Irajá – Ceasa (Pedra dos Pequenos Produtores);
  • Madureira – Em frente ao Império Serrano;
  • Bangu – Calçadão de Bangu;
  • Cinelândia – Em frente à Câmara dos Vereadores;
  • Praça XV – Altura do Paço Imperial.

Para os animais de estimação, foram instalados pontos de hidratação em várias localidades, incluindo todas as 50 bases da Operação Segurança Presente. Os pontos funcionam diariamente, das 8h às 17h.

Defesa Civil reforça alertas

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC-RJ) atualizou os protocolos de alerta por SMS para incluir novas categorias como baixa umidade, temperatura elevada e onda de calor. “Uma das grandes novidades é a ampliação do protocolo de envio de alertas. Os avisos começam a ser enviados quando a umidade se encontra abaixo de 40%”, explicou o secretário de Defesa Civil e comandante do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.

Dicas para enfrentar o calor

O Governo do Estado orienta a população a seguir algumas recomendações durante o período de calor extremo:

  • Beber água regularmente, mesmo sem sentir sede.
  • Redobrar a atenção com bebês, crianças, idosos e gestantes.
  • Priorizar alimentos leves e naturais, como frutas e sucos.
  • Evitar exposição ao sol e exercícios físicos entre 10h e 16h.
  • Utilizar roupas leves, bonés, chapéus e óculos escuros.
  • Evitar passeios com animais de estimação nos horários mais quentes.

Com essas medidas, o Governo do Estado busca minimizar os impactos das altas temperaturas e garantir o bem-estar da população fluminense.

No seu email

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email. Sem spam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *