Washington Reis: “acabou essa história de roubo de cabos. Os bandidos terão que devolver”

Publicado em:

Por

O novo Secretário de Transportes do Estado, Washington Reis, assumiu a pasta declarando guerra aos furtos de cabos da SuperVia. Durante o primeiro semestre de 2022, a SuperVia registrou quase mil ocorrências neste sentido. O número é 60% maior do que o apontado no primeiro semestre de 2021, quando houve 364 ocorrências.

Com o aumento de ocorrências, veio também o aumento da quantidade de cabos furtados. Enquanto no primeiro semestre do ano passado foram furtados 56.949 metros de cabos, o número é 75% maior que janeiro a junho de 2021. No período, 14 mil metros foram retirados indevidamente da ferrovia.

Nesta segunda-feira (02/01), enquanto assumiu parcialmente a gestão da Linha Vermelha, o novo secretário estadual de transportes, Washington Reis, anunciou: “acabou essa história de roubo de cabos. Os bandidos terão que devolver”.

De acordo com a SuperVia, os furtos obrigam a concessionária a adotar medidas emergenciais nesse sentido para garantir a segurança operacional do sistema e do serviço. Em síntese, entre as medidas estão as interrupções temporárias na circulação dos trens, aumento no intervalo das viagens e aumento do espaçamento entre os trens. Desta forma, isso amplia o tempo de percurso em razão da sinalização prejudicada. Ainda de acordo com a SuperVia, isso tem ocorrido praticamente todos os dias, principalmente nos ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna. Os furtos acontecem em diversos pontos ao longo de todos os ramais.

Os registros de furto de cabos são todos feitos na Polícia Civil, em atenção a ato normativo publicado por essa entidade policial, que indica as delegacias com atribuições para este fim.

Quem é Washington Reis, novo Secretário Estadual de Transportes

Washington Reis de Oliveira, ou simplesmente Washington Reis, já foi prefeito de Duque de Caxias em três gestões, deputado estadual por três vezes e deputado federal por dois mandatos. Também é empresário do ramo do futebol, de acordo com a Wikipedia.

Na Câmara dos Deputados, presidiu a Comissão de Viação de Transportes.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.