SuperVia começa a recadastrar estudantes da rede pública nesta segunda-feira (22)

Publicado em:

Por

Nesta segunda-feira (22), a SuperVia começou a recadastrar os alunos que estão elegíveis para receber a gratuidade da rede pública de ensino em 2024. Os alunos precisam usar o site da Supervia para configurar seu dia e horário para manter seus dados atualizados. Os cartões de 2023 serão aceitos até 30 de março.

Como conseguir o passe livre nos trens?

Para que a concessionária possa verificar o direito à gratuidade, as instituições educacionais devem fornecer uma lista atualizada dos alunos. O recadastramento é feito em uma ordem cronológica. Estudantes com nomes de A a F terão a oportunidade de marcar seu horário de 22 de janeiro a 9 de fevereiro; de G a L de 12 a 23 de fevereiro; e de M a Z entre 26 de fevereiro e 8 de março.

Os alunos que não estiverem presentes nessas datas devem agendar-se para 11 a 29 de março. Com o horário marcado, o próximo passo é chegar ao Espaço Gratuidade na Central do Brasil (próximo ao guichê da bilheteria número 1) com os documentos originais necessários para o recadastramento.

Documentos necessários para gratuidade nos trens

Os menores de 18 anos devem apresentar um comprovante de residência atual, certidão de nascimento (original e enviado pelos Correios) e declaração escolar com 30 dias de validade. Para cadastrar ou recadastrar o benefício, também devem estar acompanhados de um responsável legal. O cartão gratuito não será emitido sem a presença do responsável legal.

Aqueles que sofrem de deficiências ou doenças crônicas

  • Para os beneficiários menores de 18 anos, um documento de identificação oficial original com foto ou certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência dos últimos 3 meses, original e enviado pelos Correios ou impresso;
  • Vale social emitido pela Setrans (Secretaria de Estado de Transportes), caso esteja ativo. Se o beneficiário não estiver ativo, ele deve solicitar o Vale Social à Setrans por meio do Rio Poupa Tempo, Fundação Leão XIII, prefeituras conveniadas, INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos, FIOCRUZ e Associação Fluminense de Reabilitação. Após o pedido, o beneficiário deve fazer um agendamento no Espaço Gratuidade.

Estudantes da rede de ensino pública:

  • O estudante deve ter a presença do responsável legal para realizar o procedimento, caso seja menor de 18 anos;
  • Documento de identificação oficial original com foto ou certidão de nascimento (para os beneficiários menores de 18 anos);
  • Comprovante de residência em nome do solicitante se tiver mais de 21 anos ou em nome do responsável legal se tiver menos de 18 anos. O comprovante deve ser original e dos últimos três meses, e deve ser enviado pelos Correios.
  • Declaração escolar válida por 30 dias;

Para que o benefício seja concedido, a instituição de ensino deve fornecer uma lista de todos os alunos que solicitaram a gratuidade.

Aqueles com mais de 65 anos:

Não há necessidade de solicitar um cartão gratuito. No momento do embarque, o usuário deve apresentar o documento oficial original com uma foto na bilheteria da estação para obter acesso.

Como recadastrar para gratuidade no trem

Para o recadastramento de indivíduos maiores de 18 anos, a SuperVia solicita um documento de identificação oficial com foto, uma declaração escolar com validade de 30 dias e um comprovante de residência atual (original e enviado pelos Correios) dos últimos três meses.

Os maiores de 21 anos precisam de um documento de identificação oficial com foto, uma declaração escolar com 30 dias de validade e um comprovante de residência atual, original e enviado pelos Correios, em nome do solicitante.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.