Prefeitura do Rio inicia a nova operação do BRT Transbrasil e da Avenida Brasil neste sábado (30)

Publicado em:

Por

A partir de sábado, dia 30 de março, a Prefeitura do Rio iniciará a nova operação do corredor BRT Transbrasil, que incluirá paradas em todas as estações e uma calha de segregação. Funciona das 10h às 15h todos os dias da semana, com duração média de 40 minutos. A instalação do novo sistema de controle integrado na Avenida Brasil é outra novidade. De acordo com a Prefeitura, isso reduzirá os congestionamentos e o número de acidentes na rodovia.

O BRT Transbrasil passa a operar com todas as suas 17 estações, com o serviço parador entre o Terminal Deodoro, na Zona Oeste, e o Terminal Intermodal Gentileza (TIG), na Zona Portuária. Essa mudança é feita por meio da colaboração da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), da Secretaria de Infraestrutura e da Mobi-Rio.

– A faixa exclusiva dos BRTs tem um limite de velocidade de 60 km/h. Porém, na altura das estações, todos os veículos que circulam por ali devem reduzir a velocidade para 40 km/h. Teremos fiscalização eletrônica e também haverá um aviso aos motoristas por meio de placas. Porque essa é uma área de ultrapassagem do BRT, que vai sair da pista da esquerda para a direita, ultrapassando o ônibus que estiver parado na estação. Então, para aumentar a segurança viária, todos os ônibus, táxis e veículos de serviço que estiverem na seletiva terão que reduzir a velocidade para 40 km/h – destacou a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.

O corredor expresso BRT Transbrasil tem 26 quilômetros de extensão e dois terminais. Até 2030, ele deve transportar 250 mil pessoas por dia. Acrescentando ao sistema de transporte de alta capacidade da cidade os corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica, este é o quarto corredor BRT instalado.

– Esses novos serviços do BRT da Transbrasil, nesta fase experimental, estarão sempre rodando das 10h às 15h. A linha 60 é a que estará realmente inaugurando a Transbrasil, porque ela liga o Terminal Deodoro ao Terminal Gentileza, e vai parar nas 17 estações do corredor Transbrasil – disse a diretora presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin.

Além do serviço parador, a calha segregada do BRT na Avenida Brasil começará a funcionar no sábado. Isso significa que os segregadores serão usados para limitar a faixa da esquerda da seletiva, que é reservada para os BRTs. Além disso, ônibus, veículos de serviço e táxis podem usar a faixa da direita da seletiva.

Essa regra é aplicável a qualquer dia da semana. A faixa seletiva será separada com tachões para que os BRTs expressos nas proximidades das estações possam passar com segurança. Apenas os ônibus e os BRTs terão permissão em trechos de calha única.

– As duas faixas claras da esquerda são apenas para ônibus, BRT, táxis e veículos de serviço. Nas duas faixas mais escuras de asfalto, à direita, todos os demais veículos poderão circular. Na aproximação das estações teremos lombadas eletrônicas, que já estão instaladas e serão ligadas a partir de sábado. Todo o trecho da seletiva estará muito bem fiscalizado, a invasão será punida. Obviamente, a gente não deseja isso e pede a colaboração dos motoristas – afirmou o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis.

Multa por trânsito de veículos não autorizados nos corredores

O artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro diz que transitar em uma faixa ou via de trânsito exclusiva, regulamentada com circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, salvo em casos de força maior e com autorização do poder público competente, constitui uma infração de natureza gravíssima e pode resultar em multa no valor de R$ 293,47. E isso se aplica ao BRT Transbrasil.

Jaé: novo sistema de bilhetagem entra em operação na Transbrasil

A partir deste sábado, o Jaé, o novo sistema de bilhetagem digital da Transbrasil, estará disponível em todas as estações da empresa. Os passageiros poderão usar os cartões Jaé e Riocard. O Jaé também é usado pelo VLT, tornando-se o segundo modal a implementar essa tecnologia. Desde sua implantação em julho do ano passado, o sistema trabalhou apenas com BRT como fase de teste.

Os usuários podem pagar a passagem usando um QR Code em seu celular, além do cartão físico. O aplicativo Jaé pode ser baixado para os sistemas Android e IOS. Para criar uma conta, você também pode visitar o site. Os passageiros podem ver seu saldo, extrair, recarregar, solicitar, bloquear, cancelar e solicitar uma segunda via do cartão no aplicativo. O saldo do novo sistema não tem prazo de validade, dando aos usuários mais liberdade para usar seus créditos.

Quais linhas irão circular no BRT Transbrasil?

A partir de sábado, dia 30 de março, a linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro) funcionará como serviço parador do Transbrasil, com embarque e desembarque nas 17 estações do corredor. Com isso, o Transbrasil terá três linhas de BRT.

A linha 80 (Terminal Gentileza x Penha) e 90 (Terminal Gentileza x Fundão) estão atualmente operando no corredor. Essas linhas também começarão a operar nas estações da Transbrasil com o BRT Transcarioca. Além disso, há um serviço exclusivo operado pela Transbrasil que conecta o Terminal Intermodal Gentileza ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, que permanecerá de forma expressa.

Linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – parador) 

Horário: todos os dias, das 10h às 15h

Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações INTO, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Rubens Vaz, Piscinão de Ramos, Marinha Mercante, Lobo Júnior, Mercado São Sebastião, Cidade Alta, Vigário Geral, Irajá, Fazenda Botafogo, Jardim Guadalupe, Guadalupe e Terminal Deodoro.

Linha 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador)

Horário: todos os dias, das 10h às 15h
Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações INTO, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Santa Luzia, Cardoso de Moraes, Olaria, Ibiapina e Penha.

Linha 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador)

Horário: todos os dias, das 10h às 15h
Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações INTO, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Maré e Terminal Fundão.

Serviço executivo Terminal Gentileza x Galeão – sem paradas

Horário: todos os dias, das 6h à meia-noite

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.