Nilópolis: Centro de Triagem Covid-19 atende 40 mil pessoas em um ano

Publicado em:

Por

Há um pouco mais de um ano estamos vivendo uma pandemia e, o município de Nilópolis foi um dos primeiros do estado do Rio de Janeiro a criar o Centro de Triagem – Covid-19, inaugurado no dia 3 de abril de 2020. Em um ano, cerca de 40 mil pacientes já receberam os cuidados do Centro.

De acordo com a última atualização dos dados da Secretaria Municipal de Saúde, são atendidas, em média, 290 pessoas por dia.

De acordo com a prefeitura, os pacientes são acolhidos por uma equipe de enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos que fazem a avaliação do quadro clínico do paciente, classificando em casos leves e graves.

O local tem dez leitos de observação, sendo cinco com respiradores de UTI. Caso o paciente necessite de internação, será transferido para a UPA JK e inserido na Central de Regulação do Estado (CER) para uma vaga em hospital de grande porte.

A pessoa que busca atendimento tem seus dados cadastrados, segue para triagem do enfermeiro que faz a classificação de risco e encaminha o paciente para o médico realizar os exames necessários. O Centro de Triagem é um dos locais em Nilópolis que realiza o teste rápido e PCR (cotonete), seguindo o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

A criação do Centro de Triagem – Covid-19 foi uma medida preventiva da Prefeitura de Nilópolis para acolher casos da doença. O Centro de Triagem Covid-19 fica na Rua Zezinho, sem número e funciona diariamente de 7h às 19h.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.