Hospital Municipal de Japeri reabre setor de endoscopia

Publicado em:

Por

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) reabriu, há 30 dias, o setor de endoscopia do Hospital Municipal de Japeri. Cerca de 80 pacientes já foram beneficiados.

A endoscopia é um exame seguro e nós retomamos com qualidade de serviço (estrutura e insumos) e de profissionais. “A equipe é composta por um médico, enfermeiro e técnicos capacitados para melhor atender a nossa população”, explica a secretária Municipal de Saúde, Ana Luiza Affonso.

Diagnóstico precoce

Para o médico Leandro Braga, o diagnóstico precoce é essencial para o tratamento das diversas doenças, como refluxo gastroesofágico, e, principalmente no diagnóstico de neoplasias (câncer).

Segundo a Subsecretária de Atenção à Saúde Tatiana Soares, o retorno desse serviço para o município é de importância singular. “A retomada desse atendimento à população vai nos permitir atender a demanda reprimida nesse período em que o serviço não foi ofertado. Vamos dar uma resposta mais imediata aos pacientes, tanto no agendamento, quanto no resultado, porque o laudo é entregue na hora e com as imagens coloridas”, disse.

Os atendimentos são agendados pelo sistema de regulação da Secretaria Municipal de Saúde, para todas as quartas-feiras, a partir dos encaminhamentos de consultas da atenção básica. São 15 pacientes por semana.

Sobre a endoscopia

A endoscopia é um exame de média complexidade, realizado pela introdução, via oral, de uma sonda com câmera que registra imagens do estômago, esôfago e duodeno para tratamento ou acompanhamento de neoplasia.

Antes da realização do procedimento, o paciente responde a perguntas como uso de medicamentos, doenças pré-existentes como alergias, hipertensão ou diabetes. O preparo, iniciado com as 12 horas de jejum, segue para o acesso venoso para sedação.

Quando há necessidade, ocorre a coleta de material para biópsia, com resultado em 15 dias úteis.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse