Saúde de Japeri realiza vacinação em organizações sociais e religiosas da cidade

Publicado em:

Por

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), vem caminhando para a ampliação da cobertura vacinal e garantia da imunização de todos os públicos da cidade. Esse compromisso ganhou um reforço no último dia (27), com uma ação na organização social Comunidade Terapêutica C. Amor, localizada em Teófilo Cunha. Foram aplicadas 57 doses de imunizantes contra a Hepatite B, Sarampo, Influenza e Tétano (antitetânica).

De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde, Renata Lameira, com mais essa iniciativa, Japeri fortalece a imunidade coletiva e avança na construção de uma cidade mais saudável e protegida contra doenças evitáveis. “Esse é um esforço contínuo para a prevenção de doenças e a promoção da saúde. Realizamos a vacinação diariamente em todas as Unidades Básicas de Saúde, mas com essas ações alcançamos especialmente grupos que precisam de atenção, mas possuem dificuldades de acessar o serviço por estarem comprometidos com outros tratamentos. Agora a imunização foi até eles e vai avançar muito mais”, explicou a gestora.

Organizador da ação que também percorre empresas e igrejas, o enfermeiro Jonathan Cunha, descreve a iniciativa como uma vacinação itinerante, indo onde o público está. “Quanto mais pessoas recebem a vacina, mais aumentamos a eficácia da imunidade coletiva. Assim, protegemos não apenas os vacinados, mas também aqueles que, por motivos de saúde, não podem se vacinar. Aqui atendemos acolhidos e até funcionários, que também precisavam atualizar a caderneta vacinação”, relatou.

Para a representante da instituição, Cristiane Paiva, o evento foi de encontro a necessidade da instituição que busca através de parcerias com o poder público garantir a saúde coletiva de seus acolhidos. “Foi uma iniciativa importante, que a gente enquanto instituição planejava buscar, mas, que a Secretaria Municipal de Saúde de Japeri, através da coordenação de imunização, propôs e nós da Comunidade Terapêutica aceitamos de pronto”, disse.

No dia (13/11), a ação também esteve na Primeira Igreja Batista, no bairro Marajoara, e atendeu adultos, crianças e idosos com diversos imunizantes.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *