PMs e Bombeiros vão atuar para evitar aglomerações durante feriado prolongado

Publicado em:

Por

Além de garantir a segurança pública, o planejamento da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro para o feriado prolongado a partir do próximo fim de semana terá um desafio a mais: coibir grandes aglomerações de público e, assim, evitar propagação da Covid-19. O plano da corporação prevê o emprego de 13.828 policiais militares, entre sábado (13/02) e terça (16/02), e de 2 mil viaturas circulando diariamente em todo o estado.

Na capital, os policiais militares atuarão juntamente com guardas municipais e agentes do Detro. Haverá pontos de bloqueios para proibir o acesso de ônibus fretados em vias expressas estratégicas, como Linha Amarela, Transolímpica, Trevo das Missões e Grota Funda, e reforço de patrulhamento nas áreas centrais da cidade e na orla, com reforço na Operação Verão, iniciada desde o início da temporada.

Também foi reforçado o policiamento previsto no Programa Viagem Segura, adotado nos finais de semana para ampliar a segurança nas rodovias estaduais e federais, estas através de parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Na Região dos Lagos, o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) reforçará o patrulhamento. Na BR-101 Norte, entre os municípios de Niterói e Itaboraí, o policiamento será do RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidões) e do GETEM (Grupamento Especial Tático em Motopatrulhamento).

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMERJ), por sua vez, vai reforçar as ações de fiscalização em eventos de reunião de público. As vistorias noturnas, que já acontecem de quarta a domingo, serão estendidas para a segunda e a terça. Os militares de todos os quartéis estarão de sobreaviso para atender os chamados via denúncia da população.

De acordo com o decreto 47.345 de 5 de novembro de 2020, os produtores de eventos devem garantir o distanciamento social, o uso de máscara facial, a utilização de álcool 70% e a lotação máxima de 50% da capacidade total.

Desde novembro de 2020, o Corpo de Bombeiros já realizou mais de 751 procedimentos administrativos – entre emissão de notificações, autos de infrações e interdições em todo o Estado. Neste período, ocorreram 178 interdições. Até esta quarta-feira (10/02), foram registradas 559 denúncias relacionadas a aglomerações em eventos.

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.