Miguel Couto passa a ter base do Segurança Presente
Publicado em:
Depois de chegar ao Centro de Nova Iguaçu e ao bairro de Austin, o programa Segurança Presente chega à Miguel Couto. Nesta sexta-feira (4), uma base do programa de segurança pública do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Nova Iguaçu, será instalada na região. O container vai ficar na Rua São Pedro. O bairro, além de popular, é um dos mais movimentados da cidade, principalmente por sua grande área comercial. O prefeito Rogerio Lisboa e o governador do Rio, Cláudio Castro, vão participar da inauguração, marcada para às 10h.
A unidade contará com 17 policiais por dia, um coordenador, três agentes civis e, em breve, um assistente social. A base funcionará, diariamente, das 6h às 22h. Já o policiamento será feito de 8h às 20h, e atuará principalmente no comércio do bairro e na Praça da Figueira. O patrulhamento será feito a pé, de moto e de carro.
“O programa não substitui a segurança que já é feita pelo 20º BPM (Mesquita). Ele vem para somar. O Segurança Presente deu certo no Centro e em Austin, e, com certeza, terá êxito também em Miguel Couto”, afirmou o prefeito Rogerio Lisboa.
De acordo com o capitão da Polícia Militar Fábio Farias, que está à frente da base do programa de Miguel Couto, a atuação dos policiais será de manter o direito de ir e vir da população com segurança.
“A polícia de proximidade é o diferencial nosso. Atuaremos nos principais pontos da região, oferecendo mais segurança. Nosso foco é o combate ao roubo em estabelecimentos comerciais e aos transeuntes”, disse o capitão que em 2014 iniciou o programa Lapa Presente, passando pela base do Aterro Presente, companhias de policiamento de áreas de batalhões, como o 20ºBPM (Mesquita), por exemplo, Austin Presente, onde foi comandante por cerca de um ano, entre outras unidades.
Segundo o secretário Especial de Programas de Segurança Pública, major PM Fernando Vieira Bastos, o programa em Miguel Couto também vai ajudar na redução de outros tipos de crimes.
“Devem baixar os índices de criminalidades daquela área, como roubo de carga, carro e homicídios também. Será a terceira base em Nova Iguaçu e isso fortalece nossa cidade”, destacou.
O funcionamento das bases do Centro e Austin têm registrado bons resultados. Em apenas 30 meses, 1.807 pessoas foram conduzidas à delegacia, foram cumpridos 272 mandados e realizados 10.770 atendimentos sociais.